Número de casais desempregados volta a subir em Agosto

IEFP dá conta 11.939 casais nesta situação, um aumento de 3,9% face a Julho.

Foto
Número de inscritos desceu 10,6% face a 2013 NUNO ALEXANDRE MENDES

Em Agosto voltou a aumentar o número de casais desempregados em que ambos estão inscritos nos centros de emprego. De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), havia 11.939 casais nessa situação, mais 3,9% do que no mês anterior. Mas em comparação com o ano passado eram menos 4,4% e mantém-se a tendência de descida.

Esta evolução acompanha a tendência global do número total de inscrições nos centros de emprego. Apesar de uma queda de 10,6% face a 2013, o número desempregados registados cresceu 2,1% em Agosto face ao mês anterior, revelam os dados publicados durante o fim-de-semana.
Desde o final do ano passado, tem vindo a abrandar o número de pessoas casadas ou a viver em união de facto em que ambos os membros do casal estão à procura de trabalho. Depois de aumentos homólogos que em 2013 ultrapassaram os 80%, a subida foi abrandando e, de Março para cá, o número tem vindo a recuar. Na comparação mensal, desde Fevereiro,a tendência tem sido de descida. Porém, já em Julho se anunciava um ligeiro aumento (de 0,1%) de pessoas casadas ou em união de facto, em que ambos se declaravam desempregados.De todas as  formas, os 11.939 casais agora apurados estão longe do número máximo de 13.315 registado em Março de 2013.Em Agosto, havia 590.820 desempregados inscritos no IEFP. Destes, 49,98% estavam casados ou viviam em união de facto, perfazendo um total de 289.409 inscritos.Desde 2010, o IEFP passou a publicar dados sobre o estado civil do desempregado e a condição laboral do cônjuge. É deste universo que saem os casais que, tendo filhos, têm direito a uma majoração de 20% (10% cada membro do casal) no subsídio de desemprego. Porém, o Governo nunca divulgou efectivamente quantos beneficiam deste apoio.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários