Número de desempregados com direito a subsídio diminuiu em Março

Mais de metade dos desempregados não recebem apoio do Estado.

Foto
Taxa de desemprego em queda ligeira em Portugal e na Europa. Adriano Miranda

O número de beneficiários das prestações de desemprego voltou a cair em Março, para cerca de 419 mil pessoas, o que significa que mais de 55% dos desempregados não recebem qualquer apoio do Estado.

Segundo as estatísticas disponibilizadas nesta segunda-feira pela Segurança Social, em Março, o número de beneficiários das prestações de desemprego desceu para 418.718 pessoas, menos 2219 do que no mês anterior, em que se tinha registado um aumento de 3163 pessoas face a Janeiro.

Os dados divulgados recentemente pelo INE contabilizavam no quarto trimestre de 2012 um total de 923.200 desempregados, fixando a taxa de desemprego nos 16,9%, face aos 15,8% observados no trimestre anterior.
 

As prestações de desemprego incluem o subsídio de desemprego, o subsídio social de desemprego inicial e subsequente, bem como o prolongamento de subsídio social de desemprego.
 
Em Fevereiro, quando foram conhecidos os números mais recentes do INE, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que os números estavam "razoavelmente em linha" com as previsões do Governo e disse esperar uma inversão de tendência ao longo do ano.

Sugerir correcção
Comentar