Número de clientes de gás natural em mercado livre aumenta 64% em Setembro

Desde 2010, todos os consumidores podem escolher o seu comercializador de gás natural.

Foto
Consumidores podem escolher fornecedor de gás e de electricidade. Mustafa Ozer/AFP

O número de clientes no mercado liberalizado de gás natural aumentou cerca de 64% em Setembro, face a igual mês de 2013, ascendendo a quase 744 mil, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo o relatório do regulador, relativo ao terceiro trimestre deste ano, "o número de clientes no mercado liberalizado em Setembro de 2014 aumentou cerca de 64% face a Setembro do ano anterior, sendo cerca de 9% superior ao registado em Junho de 2014", e desde o segundo semestre de 2013 que o crescimento do número de clientes registou uma taxa média mensal de aproximadamente 4%.

No terceiro trimestre deste ano, a EDP manteve-se como "o principal operador do mercado em número de clientes (48% em Setembro), com um ganho de 0,2 pontos percentuais”, tendo-se também mantido na terceira posição em termos de consumo abastecido (7,6%), com uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a Junho último.

Em termos de consumos, a liderança pertenceu à Galp (69% em Setembro, um aumento de 0,8 pontos percentuais durante o trimestre), empresa que continuou a perder quota em número de clientes (25%, menos 0,4 pontos percentuais no trimestre), mantendo-se na terceira posição.

A Goldenergy permaneceu, por sua vez, em segundo lugar em número de clientes, sendo que viu a sua quota (26%) aumentar em 0,2 pontos percentuais no trimestre.

No que respeita a consumos, a Gás Natural Fenosa assegurou o segundo lugar, com uma quota de 17% em Setembro, um crescimento de 0,4 pontos percentuais face a Junho.

Entre os clientes industriais, o principal comercializador foi a Galp (quota de 70%, com um crescimento de 9,1 pontos percentuais no trimestre), seguindo-se a EDP (12%, com uma queda de 3,0 pontos percentuais).

Desde Janeiro de 2010, todos os consumidores de gás natural têm o direito de escolher livremente o seu comercializador de gás natural.

O processo de liberalização do mercado retalhista de energia eléctrica está em período de transição, com a liberalização plena a ocorrer no final de 2015.

Sugerir correcção
Comentar