Número de casais desempregados atinge valor mais elevado de sempre

Em Fevereiro, o IEFP dava conta de 13.187 casais desempregados, mais 83,4% do que no ano anterior.

Foto

O número de casais em que ambos os cônjuges estavam desempregados continua a aumentar e em Fevereiro atingiu o valor mais elevado desde que os dados começaram a ser recolhidos, em Outubro de 2010.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), havia 13.187 casais nesta situação. Trata-se de um aumento de 83,4% face ao mesmo mês de 2012 (mais 5995 casais) e de 1,5% em comparação com Janeiro (mais 200).

Dos 701.959 desempregados registados nos centros de emprego do Continente no final de Fevereiro, 49% eram casados ou viviam em situação de união de facto, mais 12,6% do que no mês homólogo de 2012 e menos 0,1% do que no mês anterior.

Desde Abril de 2012, os casais desempregados com filhos a cargo têm direito a uma majoração de 20% (10% para cada membro do casal) no valor do subsídio de desemprego. Este ano o Governo alargou as situações em que os desempregados podem receber esta majoração, passando a incluir as situações em que um dos cônjuges perde o direito ao subsídio ou passa a receber subsídio social de desemprego (e que agora levava a que os desempregados perdessem ambos a majoração). Por outro lado, os casais desempregados com filhos também serão obrigados a descontar 6% para a Segurança Social.

Contudo, os dados do IEFP não permitem saber quantos dos casais desempregados têm filhos e beneficiam desta majoração. O PÚBLICO pediu por diversas vezes ao Instituto de Segurança Social o número de casais a beneficiar de majoração, mas não obteve resposta.
 
 

Sugerir correcção
Comentar