Número de pessoas a receber subsídios ao desemprego caiu 14% em Maio

Número de trabalhadores em situação de lay off também está em queda.

Foto
Número de homens beneficiários de prestações de desemprego é superior ao número de mulheres. Dato Daraselia

O número de beneficiários de prestações de desemprego caiu 14,4% em Maio face ao mesmo mês de 2013, o que significou uma queda, em termos absolutos, de 58 mil pessoas.

Em Maio de 2013, contabilizava-se 398.571 pessoas que se encontravam a receber prestações de desemprego, valor que diminuiu este ano para 341.282, de acordo com estatísticas publicadas pela Segurança Social. Esta descida já é verificada desde o primeiro mês de 2014, altura em que existiam em Portugal 388.383 beneficiários.

A tendência de descida é igualmente confirmada na comparação com o mês de Abril. No quinto mês de 2014, aproximadamente menos 30 mil pessoas tiveram acesso a estes apoios financeiros, em relação ao mês anterior.

Também no ano passado se verificou uma descida no número de beneficiários entre os meses de Abril e Julho, tendo no entanto, voltado a subir em Agosto.

Neste campo, os homens continuam a ser os que mais acedem a este tipo de subsídios. De acordo com as estatísticas divulgadas pela Segurança Social, em Maio de 2014 existiam cerca de 180 mil beneficiários do sexo masculino, enquanto que se contavam aproximadamente162 mil mulheres na mesma situação.

Menos empresas e menos beneficiários de prestações em lay off
Também o número de entidades empregadoras com prestações de lay off  tem assistido a uma queda desde o início do ano. Segundo a Segurança Social, em Maio de 2014 havia menos 58 entidades em relação ao mesmo período do ano passado com este regime em vigor.

O número de beneficiários com prestações lay off seguiu a tendência de redução. Em Maio do ano passado. existiam 2075 pessoas nesta situação, valor que diminuiu este ano para 1464. No entanto, quando comparado a Abril, o mês de Maio ficou marcado por um aumento, já que naquele período se tinha registado 1.255 beneficiários.

Apesar de se verificar uma queda em relação aos números registados no ano passado, estes valores ainda se situam muito aquém dos alcançados em 2005, ano em que apenas se encontravam registados 67 beneficiários deste tipo de prestações.

Em Maio deste ano, a opção de suspensão temporária de trabalhadores situou-se acima da opção por redução de horários. Tendência também verificada no mesmo mês do ano passado. Desta forma, existiam 746 trabalhadores em situação de suspensão temporária das suas funções em Maio de 2014, enquanto 718 enfrentavam uma redução das horas de trabalho.

Em linha contrária, em Abril, a opção por redução dos horários de trabalho esteve acima da suspensão temporária. Assim, 780 trabalhadores encontravam-se em situação de redução de horário, ao mesmo tempo que 475 estavam em suspensão temporária das suas funções.

Sugerir correcção
Comentar