Novos investimentos aeronáuticos em Évora ascendem aos 170 milhões de euros

Existem mais seis empresas a instalar-se em Évora.

Foto
Nas empresas sediadas em Évora trabalham mais de 400 pessoas, quase todas portuguesas Miguel Manso/Arquivo

Depois da construtora aeronáutica Embraer ter anunciado em Junho a instalação de dois novos projectos nas suas fábricas de Évora, o presidente da autarquia alentejana, Carlos Pinto Sá, anunciou esta sexta-feira que mais seis empresas estão a instalar-se em Évora. “Trata-se de um investimento global de 170 milhões de euros que vai criar, nos próximos anos, 964 postos de trabalho directos” acentuou o autarca.

Pinto Sá sublinhou o peso que os novos investimentos terão para a economia da região com o progressivo crescimento do que designa como futuro “Cluster Aeronáutico”, que tem vindo a ser constituído no Parque da Industria Aeronáutica, instalado nos arredores de Évora.  

Nas declarações que prestou aos jornalistas, e na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que presidiu à sessão de abertura desta jornada de trabalho, o autarca alentejano disse ainda que “o processo de instalação do Cluster Aeronáutico de Évora está a ser desenvolvido a um ritmo muito elevado”.

A este propósito, Pinto de Sá revelou também que durante a tarde desta sexta-feira uma delegação da Associação Aeronáutica Francesa, que representa 172 empresas do sector, esteve em Évora “para se inteirar na nossa realidade e das condições que oferecemos a vários níveis”.

O autarca eborense assumiu ainda à margem do primeiro “Évora Aero Tech Day’s”, que decorre nas instalações do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), subordinadas ao tema “Materiais Compósitos na Industria Aeronáutica” que “a câmara tem feito tudo para criar as condições óptimas para que as empresas se fixem, criem emprego e valia económica”.

Nas fábricas que a empresa brasileira Embraer instalou em Évora, e onde já foram investidos cerca de 180 milhões de euros, trabalham 415 pessoas, mais 100 estagiários e uma centena de prestadores de serviços. A quase totalidade destes funcionários (99%) são portugueses.

Sugerir correcção
Comentar