Novas metas do défice agravam necessidades de financiamento em 4700 milhões

Governo diz que irá encontrar forma de assegurar este financiamento sem mais dinheiro da troika.

Foto
Vítor Gaspar, ministro das Finanças Daniel Rocha

A revisão em alta dos objectivos do défice público acertadas entre o Governo e a troika vão representar um aumento das necessidades de financiamento do Estado português de 4700 milhões de euros até 2015.

O cálculo é feito pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, na nota mensal sobre a dívida pública divulgada nesta quarta-feira.

"A revisão das metas para o défice público tem necessariamente consequências ao nível das necessidades líquidas de financiamento", diz a UTAO, calculando que o impacto global de 4700 milhões de euros será distribuído por 1500 milhões este ano, 2400 milhões em 2014 e 800 milhões em 2015.

Estes números colocam a dúvida sobre como é que o Governo irá assegurar o financiamento adicional de que necessita, sem que haja um reforço dos empréstimos da troika.

No final da sétima avaliação da troika (quando as novas metas do défice foram definidas), o FMI afirmou que o Governo português estava "empenhado em cobrir as necessidades de financiamento suplementares resultantes dos novos objectivos em matéria de défice orçamental revistos, incluindo através das receitas das privatizações". O Governo deu conta também da intenção de recorrer a novas operações de centralização de tesouraria.

Na sétima avaliação da troika, o objectivo de défice para este ano foi revisto de 4,5% para 5,5%, passando a meta de 3% em 2014 para 2015.
 

Sugerir correcção
Comentar