Novas inscrições nos centros de emprego voltam a subir

Número de desempregos inscritos no IEFP em Novembro foi de 64.695, mais 3% em termos homólogos.

Foto
Algarve foi a região com maior subida nas novas inscrições Rita Chantre

Os serviços de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) registaram uma subida no número de novas inscrições de desempregados em Novembro, que chegaram aos 64.695, uma subida de 3% quando comparado com o mesmo mês de 2014.

De acordo com as informações do IEFP, o “Alentejo foi a única região que, em termos homólogos, não aumentou o fluxo de desempregados”. Em sentido contrário esteve o Algarve, com um incremento de 9,1%.

O fim de trabalho não permanente (os contratos a prazo) mantém-se como a principal razão para as inscrições nos centros de emprego (30.020 pessoas, cerca de metade do total), seguindo-se os despedimentos (5232) e as dificuldades em entrar no mercado de trabalho (4915 ex-estudantes).

Quando comparado com o mês anterior, Outubro, o IEFP dá conta de uma descida de 7,8% novas inscrições.

Ao nível do desemprego registado por este organismo, verifica-se que havia 550.250 pessoas sem trabalho registadas, o que representa uma quebra de 8% em termos homólogos e uma subida de 1,5% face ao mês anterior.

“A nível regional, e comparando com o mês homólogo de 2014, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, com excepção da Região Autónoma da Madeira, onde a evolução foi de sinal contrário (+2,9%). Em relação ao mês anterior destaca-se o aumento percentual do desemprego na região do Algarve (+31,3%)”, destaca o IEFP.

Este organismo dá ainda conta de que havia 10.869 casos em que os dois membros do casal estavam sem trabalho e registados pelo IEFP. Este número é inferior em 6% a idêntico período do ano passado, mas sobe, pela segunda vez, face ao mês anterior. Em Novembro, o incremento foi de 3,6%, quando em Outubro tinha sido de 1,1%.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários