Notícia sobre perdas do BES atiram acções para queda acima dos 5%

Banco de Portugal volta a garantir solvabilidade e interesse de investidores em assumir aumento de capital, se for necessário.

Foto
Governador foi acusado pelo Governo de "falha grave de informação" Público

A pressão vendedora voltou às acções do BES, que nesta terça-feira seguem a cair mais de 8%, para 0,40 euros, arrastando o principal índice da bolsa nacional, o PSI 20, para uma queda próxima de 0,5%.

A queda das acções do banco acontece depois do Expresso ter avançado que o BES vai apresentar esta quarta-feira um prejuízo semestral superior a três mil milhões de euros, na sequência das perdas geradas pela exposição a empresas do grupo.

De acordo com o jornal, estes prejuízos obrigaram o banco a avançar com um aumento de capital, já que as perdas superam a “almofada” de 2,1 milhões de euros que o banco diz ter para esse efeito.

Após esta notícia, divulgada segunda-feira, após o fecho da bolsa, o Banco de Portugal (BdP) reafirmou o interesse de investidores num aumento de capital, se vier a ser necessário.

Em comunicado, emitido depois da 22h, o  BdP reitera que, “caso venha efectivamente a verificar-se qualquer insuficiência da actual almofada de capital, o interesse demonstrado por diversas entidades em assumirem uma posição de referência no BES indicia que é realizável uma solução privada para reforçar o capital”.

O comunicado refere ainda que, no limite, se necessário, está disponível a linha de recapitalização pública criada no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira,  que poderá ser utilizada para suportar qualquer necessidade de capital de um banco português, no enquadramento legal relevante e em aplicação das regras de ajuda estatal”.

E o supervisor volta a reafirmar que, “em todo o caso, a solvência do BES e a segurança dos fundos confiados ao banco estão asseguradas”.

As acções do BCP seguem a cair perto de 3% e as do BPI pedem mais de 1%.

Sugerir correcção
Comentar