Nos últimos dois anos, pelo menos uma pêra-rocha chegou a cada lar na Alemanha

Parceria entre a Lidl e 15 organizações de produtores aumentou a exportação da fruta produzida na região do Oeste.

Foto
Na campanha de 2014/2015 foram vendidas 54 milhões de unidades de pêra- rocha Paulo Ricca

Em dois anos, cada lar na Alemanha recebeu, em média, uma pêra-rocha produzida no Oeste. As contas feitas pela Lidl e pela Portugal Fresh, que promove a internacionalização da fruta portuguesa, baseiam-se no volume de exportação conseguido na campanha de 2014 e 2015, de 54 milhões de unidades, ou 7,5 mil toneladas, um valor recorde para aquele mercado.

Os resultados da parceria entre a cadeia de supermercados e 15 organizações de produtores (com mil agricultores no total) foram apresentados nesta quinta-feira, mas os números oficiais do INE já davam conta do aumento da exportação de fruta portuguesa para a Alemanha: as vendas mais do que duplicaram em 2015 e os alemães passaram de décimo para quinto principal comprador de frutas e legumes portugueses.

“No caso da pêra-rocha, o nosso produto chegou e conquistou os consumidores alemães, permitindo duplicar as quantidades exportadas face à primeira campanha. Agora é essencial consolidarmos esta preferência pelo produto nacional”, disse em comunicado Pedro Monteiro, director-geral de compras da Lidl Portugal. À margem da inauguração de uma nova loja, em Sacavém, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, sublinhou, por seu lado, o contributo deste produto “para a sustentabilidade do sector hortofrutícola nacional e para o crescimento das exportações no agro-alimentar”.

Para Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, a parceria com a cadeia alemã não só levou a “resultados recorde no mercado internacional”, como é uma “porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados". Nos últimos dois anos, o Lidl Portugal exportou cerca de 12 mil toneladas de pêra-rocha para cinco destinos, incluindo Espanha, França, Inglaterra e Irlanda.

“Outras frutas como a melancia, o melão branco, as framboesas e as amoras estão também a ganhar cada vez mais peso na balança de exportações da rede de supermercados e o sector dos vinhos está também em crescimento: o Lidl Portugal prevê exportar este ano cerca de oito milhões de garrafas de vinho português para 14 mercados, correspondendo a mais do dobro dos resultados obtidos em 2015”, refere a empresa.

Sugerir correcção
Comentar