Nem todos os equipamentos estão preparados para nova nota de dez euros

Nota começa a circular nesta terça-feira.

Fotogaleria
Nota tinha sido apresentada em Janeiro por Yves Mersch, membro executivo do BCE REUTERS/Ralph Orlowski
A nota mantém o vermelho como cor predominante
Fotogaleria
A nota mantém o vermelho como cor predominante Banco de Portugal; montagem Público

Tal como aconteceu quando entrou em circulação a nova nota de cinco euros, no ano passado, nem todos os equipamentos de pagamentos estão aptos a receber, no imediato, as novas notas de dez euros, que começam a circular na terça-feira em toda a zona euro.

O administrador do Banco de Portugal, João Amaral Tomaz, afirmou que o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais dos 18 países do euro “uniram esforços” para haver uma “adaptação atempada de todos os tipos de equipamentos que operam com numerário”, mas diz não poder garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de dez euros “já a partir de amanhã”.

"Apesar de todo o trabalho efectuado para que o lançamento da nova nota fosse feito sem contratempos, temos a certeza quase absoluta de que não haverá a cobertura total e que nem todos os equipamentos amanhã terão notas disponíveis", disse ainda João Amaral Tomaz, em conferência de imprensa.

Quando, em Maio de 2013, foi lançada uma segunda série da nota de cinco euros, registaram-se problemas em equipamentos automáticos de alguns transportes públicos, parques de estacionamento e portagens. “O problema é que os equipamentos [de pagamento] são dos comerciantes ou das empresas que têm parques de estacionamento”, pelo que o banco central “não pode obrigar a que tenham máquinas de vending” devidamente preparadas, afirmou Pedro Marques, director adjunto do departamento de emissão e tesouraria do Banco de Portugal. No caso das portagens, disse, o banco central tem “a indicação de que as máquinas vão estar preparadas” já nesta terça-feira.

As antigas notas de dez continuarão em circulação por tempo indefinido. Na informação divulgada sobre a nova nota, o Banco de Portugal explica que as duas séries deverão coexistir durante "muito tempo".

A nova nota de dez euros é visualmente "muito semelhante" à nota da primeira série, mantendo o vermelho como cor predominante e o pórtico românico da nota da primeira série com o mesmo valor facial. No entanto, a nota que vai começar a circular na terça-feira "incorpora elementos de segurança ainda mais sofisticados, que a tornam ainda mais segura e resistente à contrafacção", segundo João Amaral Tomaz.

Entre esses elementos estão o retrato da deusa Europa, visível na marca de água e no holograma, e o número esmeralda, aspectos de segurança que já tinham sido incluídos na nota de cinco euros da segunda série, lançada em 2013. Segundo João Amaral Tomaz, o número de contrafacções apreendidas em Portugal representa menos de 2% do total de contrafacções apreendidas na área do euro.

Para verificar a genuinidade das notas de dez euros da segunda série, basta tocar, observar e inclinar as notas para detectar os principais elementos de segurança, de acordo com a instituição liderada por Carlos Costa. Ao toque, a nova nota é firme e ligeiramente sonora e é possível sentir a rugosidade no pórtico românico, nas iniciais do Banco Central Europeu (BCE) e nos algarismos de grande dimensão. Na frente da nota, há ainda marcas tácteis nas margens esquerda e direita.

Perguntas e respostas Porquê uma nova nota? O Banco Central Europeu e os bancos centrais da zona euro decidiram lançar uma nova série de notas de euro – que começou no ano passado com a nota de cinco euros – para incorporar os avanços tecnológicos na produção de notas. Como é que a nova nota entra em circulação? A nota será posta a circular através da distribuição em máquinas automáticas e das instituições bancárias. A nota antiga continua em circulação? Sim, a antiga nota de dez euros poderá continuar a ser usada sem restrições. As notas de euros da primeira série serão retiradas de circulação gradualmente, à medida que se forem deteriorando. Não há qualquer programa de troca de notas. Quando é que as notas antigas deixarão de ser usadas? Não há uma data prevista. O Banco de Portugal informa que as notas da primeira série continuarão em circulação durante “muito tempo”. Quando deixarem de poder ser usadas, poderão ser trocadas no Banco de Portugal, ou nos bancos centrais de outros países do euro, por notas novas.

Ao olhar é possível ver a assinatura do presidente do BCE, Mario Draghi, o retrato da deusa Europa em marca de água e o símbolo do euro no filete de segurança.

Inclinando a nova nota de dez euros, é possível ver o holograma numa banda prateada à direita, que inclui o valor da nota e o símbolo Euro. Além disso, na nova nota, o número brilhante no canto inferior esquerdo tem um efeito luminoso que muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro.

Perguntas e respostas

Porquê uma nova nota?
O Banco Central Europeu e os bancos centrais da zona euro decidiram lançar uma nova série de notas de euro – que começou no ano passado com a nota de cinco euros – para incorporar os avanços tecnológicos na produção de notas.

Como é que a nova nota entra em circulação?
A nota será posta a circular através da distribuição em máquinas automáticas e das instituições bancárias. 

A nota antiga continua em circulação?
Sim, a antiga nota de dez euros poderá continuar a ser usada sem restrições. As notas de euros da primeira série serão retiradas de circulação gradualmente, à medida que se forem deteriorando. Não há qualquer programa de troca de notas.

Quando é que as notas antigas deixarão de ser usadas?
Não há uma data prevista. O Banco de Portugal informa que as notas da primeira série continuarão em circulação durante “muito tempo”. Quando deixarem de poder ser usadas, poderão ser trocadas no Banco de Portugal, ou nos bancos centrais de outros países do euro, por notas novas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários