Negócio do chocolate vale quase 175 milhões de euros em Portugal

Consumo per capita é muito inferior ao de Itália, Espanha ou Alemanha. Associação que representa o sector diz que carga fiscal penaliza vendas.

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Entre os expositores estarão marcas nacionais e internacionais Manuel Roberto

O negócio do chocolate vale 174,6 milhões de euros em Portugal, onde cada habitante consome, em média, 1,5 quilos por ano deste produto. A Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria diz que o consumo tem aumentado nos últimos anos, mas ainda está longe de se aproximar dos valores verificados em Espanha, Itália ou Alemanha.

De acordo com dados da empresa de estudos de mercado Nielsen, o mercado cresceu 3% em 2013, em comparação com 2012. No ano passado, 91% das famílias portuguesas compraram chocolates e, cada vez que foram às compras, gastaram 3,44 euros. Cerca de 32% compraram tabletes e 31% bombons. Foram, no total, 13,6 milhões de quilos, um crescimento de 2%.

As marcas internacionais dominam o negócio, com a Kinder, a Milka e a Ferrero a ocuparem os três primeiros lugares no mercado nacional. Segue-se a Nestlé e a portuguesa Regina.

Apesar do crescimento, os portugueses estão longe de serem os maiores apreciadores desta iguaria. “Em Itália ou Espanha, o consumo anual per capita ultrapassa os três quilos; já em Inglaterra e na Alemanha, o consumo de chocolate supera os nove quilos anuais per capita”, refere a Achoc.

Hábitos alimentares distintos e a carga fiscal explicam as diferenças nas vendas. Em muitos países, o chocolate “é considerado um complemento ou suplemento das refeições básicas, ideal para ser consumido a meio da manhã ou da tarde”.

“Infelizmente, em Portugal o chocolate ainda é visto como um produto principalmente para oferta”, lamenta a associação. A taxa de IVA de 23% aplicada ao produto também “prejudica os consumidores em termos do preço final do produto e no caso dos empresários onera a sua actividade”, sustenta Manuel Barata Simões, secretário-geral da Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria, lembrando que esta quarta-feira se assinala o Dia Mundial do Chocolate.

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