“Não tenho bagagem para entender” auditorias à Porto Vivo, diz Rui Rio

Foto
O nome de Rui Rio volta à baila para as presidenciais. Foto: Paulo Ricca

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou hoje incompreensíveis as auditorias do Governo às contas da sociedade Porto Vivo, que disse já terem sido "explicadas, reexplicadas e reexplicadas outra vez".

"Alguém conseguiu que esta dívida que se arrastava há dois anos fosse paga e foi paga na semana passada, apesar disso a secretária de Estado do Tesouro mandou fazer uma auditoria às contas de 2010 e 2011, contas que já estão aprovadas e o que havia a pagar foi pago na semana passada, se me pergunta porquê, não chego lá, não consigo, não tenho bagagem para entender semelhante coisa", afirmou Rui Rio.

O autarca do Porto falava aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, para abordar a situação da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto.

Rio manifestou também incompreensão sobre o pedido de auditoria às contas de 2012 da sociedade Porto Vivo, "que já foram explicadas, reexplicadas e depois reexplicadas outra vez".

"Mesmo assim parece que não entenderam, serei eu e o revisor oficial de contas que não temos capacidade técnica para explicar coisas daquelas, apesar do revisor oficial de contas ser uma referência no país", criticou.

O Governo mandou auditar as contas da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (SRU) de 2010 e 2011, que havia já aprovado, uma semana após anunciar "que ia pagar" a sua dívida de 2,5 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar