Multibanco estuda pagamento de contas em dinheiro nas caixas

Empresa que gere a rede de caixas Multibanco pondera novo sistema, que pode implicar moedas.

Foto
Quem não tenha saldo na conta mas tenha dinheiro na carteira poderá pagar as contas através do sistema de Multibanco Sandra Ribeiro

A SIBS, entidade que gere a rede Multibanco, está a estudar a possibilidade de as caixas automáticas passarem a aceitar pagamentos em numerário, sendo que o troco poderia ser emitido em moedas.

Após a instalação das alterações, as novas máquinas passarão a estar equipadas com um leitor de código de barras, para permitir o pagamento de facturas e serviços sem que haja a necessidade de digitar as actuais referências.

Assim, quem não tenha saldo na conta mas tenha dinheiro na carteira poderá pagar as contas através do sistema de multibanco.

A notícia de que este sistema iria ser implementado já em 2016 foi avançada nesta quarta-feira pelo Correio da Manhã.

No entanto, às questões do PÚBLICO, a directora de comunicação da SIBS, Maria Antónia Saldanha, respondeu por email que estes serviços “estão em fase de estudo pelo que não há ainda data para a sua entrada em circulação”.

Maria Antónia Saldanha acrescenta ainda que o pagamento em numerário e troco em moedas constituem duas “entre várias inovações que a SIBS tem, neste momento, em fase de estudo”.

Quanto ao potencial interesse dos bancos em instalar as novas caixas, a directora de comunicação explica que não podem “revelar detalhes sobre futuros serviços de entidades bancárias”.

A implementação destes terminais com novas funcionalidades não vai implicar custos para o consumidor. A SIBS esclareceu que a lei portuguesa “não prevê que os clientes acarretem os custos dos serviços em causa”.

Apesar de se registar um aumento no montante das movimentações, o número de caixas multibanco tem vindo a diminuir desde 2011. Em Julho, a SIBS divulgou os dados da rede que mostravam que, em quatro anos, o número destes pontos em Portugal passou de 14.126 para 12.519 (-11,4%). A rede de multibanco assinala 30 anos nesta quarta-feira. 

Sugerir correcção
Comentar