Mulheres recebem menos 18% de salário médio mensal de base do que os homens

Dados constam do Relatório Sobre Diferenciações Salariais por Ramos de Actividade.

Foto
Pedro Cunha

As mulheres recebiam de remuneração média mensal de base, em 2011, menos 18% do que os homens, valor que varia com os níveis de qualificação, habilitações literárias e com a actividade económica, segundo um relatório sobre diferenças salariais.

O Relatório Sobre Diferenciações Salariais por Ramos de Actividade, a que a agência Lusa teve acesso, constitui "um primeiro retrato" relativo às diferenças remuneratórias entre homens e mulheres nas diferentes actividades económicas, tendo como base os dados obtidos através dos quadros de pessoal, referentes a 2011 (os últimos disponíveis à data da elaboração do documento).

A diferença salarial entre homens e mulheres foi analisada relativamente à remuneração média mensal e ao ganho médio mensal (que contém outras componentes do salário, como compensação por trabalho suplementar, prémios e outros benefícios), tendo em conta o sexo, idade, nível de habilitação literária e nível de qualificação.

Tendo como base os indicadores estatísticos nacionais, do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia, e europeus, do Eurostat, que utilizam diferentes metodologias para o cálculo da diferença salarial, o documento conclui que "há manifestas tendências para se estabelecer um padrão de diferenciação salarial entre homens e mulheres, em desfavor destas".

Segundo o Eurostat, a diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal, em 2011, foi em média de 12,5%, um número que sobe para 18% nas estatísticas do GEE, refere o relatório enviado hoje pelo gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social aos parceiros sociais e que será discutido na quarta-feira na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social.

Em 2011, as mulheres auferiam cerca de 82% da remuneração média mensal de base dos homens, ou 79,1% se for tido em conta o ganho médio mensal, um valor que se tem mantido desde 2007.

O documento constata que, "quanto mais elevado é o nível de qualificação maior é o diferencial salarial", sendo "particularmente elevado entre os quadros superiores", em que o rácio entre a remuneração das mulheres e a dos homens era, em 2011, de 72,2% para a remuneração média de base e de 71,2% em relação à média do ganho.

Em contrapartida, a diferença salarial é menor entre os níveis de qualificação mais baixos, como, por exemplo, entre praticantes e aprendizes (5% e 8,2% em termos de remuneração média de base e de ganho, respectivamente).

Esta diferença em desfavor das mulheres também sobe conforme vai aumentando a escolaridade, sendo menor para quem tem habilitações inferiores ao 1.º ciclo do ensino básico (86,9% na remuneração média de base e 82% no ganho) do que para quem possui o ensino superior (69,7% na remuneração média de base e 69,1 % no ganho).

Esta diferença também é mais acentuada nas actividades onde a participação feminina é maior, enquanto actividades onde os homens predominam a diferença é menor.

O documento adverte que "o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, bem como o aumento da escolarização, não tem tido um efeito equivalente no acesso aos cargos de decisão das empresas e na sua participação na decisão".

A elaboração deste relatório teve como base uma resolução do Conselho de Ministros, de Março de 2013, que aprovou um conjunto de medidas para garantir e promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Sugerir correcção
Comentar