Mulheres portuguesas têm pensões 31% mais baixas do que as dos homens

Em 2012, as mulheres recebiam 606 euros por mês, em média, enquanto os homens tinham pensões de 880 euros.

Foto

As mulheres portuguesas recebem, em média, pensões 31% mais baixas do que as dos homens, um valor que, ainda assim, está abaixo da média de 38% registada na União Europeia (EU). A conclusão é de um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE na sigla em inglês), que aponta este diferencial como sendo o resultado da desigualdade de género que se verifica ao longo da vida das mulheres e que depois se traduz em pensões mais baixas.

De acordo com o levantamento feito pelo EIGE, com base nos dados do Eurostat relativos a 2012, o problema é transversal a todos os países da UE, tendo havido "poucas alterações" nas diferenças de género entre 2010 e 2012. A média europeia desceu um ponto percentual em dois anos, passando de 39% para 38%. Segundo o EIGE, isto aconteceu graças "a um ligeiro aumento no nível das pensões entre as mulheres".

Relativamente a Portugal, os dados mostram que a diferença entre géneros em matéria de pensões atingiu os 31% em 2012, dois pontos percentuais abaixo dos 33% alcançados em 2010, com as mulheres a receberem, em média uma pensão mensal de 606 euros contra os 880 dos homens.

Mas se análise for feita por escalões erários a percentagem aumenta para 33% entre os 65 e os 69 anos e para 41% entre ao 70 e os 74 anos. Na faixa etária acima dos 75% a diferença salarial é de 22%.

Os países com o maior fosso entre géneros são a Alemanha e o Luxemburgo, ambos com 45%, sendo que no primeiro caso uma mulher recebe, em média, por mês, uma pensão de 1035 euros contra 1871 dos homens, enquanto no segundo a diferença é entre 2207 nas mulheres e 4017 nos homens.

A Estónia (5%), Dinamarca e Eslováquia, (8% nos dois) são os países onde o valor das pensões pagas a homens e mulheres é mais equilibrado.

Já a média europeia atinge os 38%, com as mulheres a receberem uma pensão de 933 euros, contra 1513 euros a que os homens têm direito. “O fosso de 38% é um número alarmante para os indivíduos afectados e ganha especial relevo quando entendido com o a soma as desigualdade de género a que as mulheres estão sujeitas durante a sua vida”, nota o relatório divulgado no âmbito da presidência da Letónia da UE.

O estudo evidencia ainda que "as mulheres pensionistas enfrentam riscos mais elevados de pobreza do que os homens".

Em 2013, o risco de pobreza antes de transferências sociais (incluindo pensões) alterou-se de uma estimativa de 50% para as pessoas com idades entre os 55 e os 64 anos para 88% entre os que têm 65 ou mais anos, números bastante mais elevados do que os 46% estimados para a população com 16 ou mais anos.

"Avaliar as desigualdades de género nas pensões e abordá-las é crucial, já que as mulheres constituem a maioria da população envelhecida por causa da sua elevada esperança média de vida", refere o documento.

O Instituto Europeu para a Igualdade de Género alerta que o fosso entre géneros ao nível das pensões só poderá ser travado através de uma abordagem global das desigualdades entre homens e mulheres. Nomeadamente ao nível do mercado de trabalho, reduzindo as desigualdade no acesso ao emprego e ao tempo de trabalho (as mulheres principalmente nos países do Norte da Europa trabalham mais a tempo parcial), aumentando os níveis salariais nas profissões mais associadas às mulheres e promovendo serviços de apoio à infância e velhice acessíveis e de qualidade, libertando as mulheres dessas tarefas.

Esta abordagem torna-se mais importante, refere o EIGE, numa altura em que o envelhecimento populacional na Europa é uma realidade que tenderá a ganhar expressão.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários