Moody's espera impactos postivos com venda da CP Carga e EMEF

Agência de notação financeira refere, porém, que efeito será "modesto" tendo em conta fardo de dívida da CP.

Foto
Governo pretender vender empresas até ao final de Julho Enric Vives-Rubio

A agência de notação financeira Moody’s emitiu nesta quarta-feira uma nota em que considera que a privatização da CP Carga e da EMEF, aprovada na semana passada em Conselho de Ministros, terá um impacto positivo para a CP, já que estas duas subsidiárias geram prejuízos.

Na nota, refere-se que a venda destas empresas “vai contribuir para reduzir marginalmente o fardo da dívida da CP”, embora a Moody’s não preveja alterações de qualquer tipo em termos de rating, tendo em conta “a modesta dimensão do negócio” em causa.

“Dada a dimensão das duas empresas e a difícil situação financeira, prevemos que os procedimentos relacionados com a sua venda venham a ter resultados modestos comparativamente com o peso da dívida da CP, que alcançou 4100 milhões de euros em 2014”, refere a Moody’s, acrescentando que, mesmo com a privatização da CP Carga e da EMEF, “a estrutura financeira da CP permanecerá extremamente frágil”.

A venda destas subsidiárias foi aprovada a 26 de Março, depois de o Governo ter submetido a decisão à apreciação da Comissão Europeia. Por serem deficitárias, Bruxelas poderia opor-se a este modelo, obrigando o executivo a liquidar a CP Carga e a EMEF. Os decretos-lei aprovados em Conselho de Ministros ainda terão de ser promulgados pelo Presidente da República, mas o objectivo é que a operação esteja concluída até ao final de Julho.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários