Moody’s admite baixar ratings da banca portuguesa por causa BES

Bancos injectaram 4900 milhões de euros no Novo Banco, que resultou da divisão do BES em dois.

Foto
Moody's admite maior risco para a banca nacional com a salvação do BES. Joel Saget/AFP

A agência de notação financeira Moody’s anunciou nesta terça-feira que a perspectiva (outlook) para os próximos 12 a 18 meses para o sector financeiro português continua a ser negativa, o que pode significar uma baixa da actual classificação de risco.

A agência sustenta a decisão de manter o outlook negativo dos bancos nacionais com o modelo de resgate aplicado ao BES, que pode ter consequências financeiras directas nos seis bancos nacionais que integraram o Fundo de Resolução.

"A adopção por parte de Portugal da directiva relativa à recuperação e resolução bancária e do Mecanismo Único de Resolução transfere o fardo de salvar os bancos para os accionistas e os obrigacionistas através de um sistema de resgate”, refere a analista da Pepa Mori.

No âmbito do Fundo de Resolução, a banca nacional injectou 4900 milhões de euros no Novo Banco, o banco “bom” que resultou da divisão do BES em dois. O BES passou a concentrar os activos maus ou tóxicos.

A analista que acompanha a banca nacional destaca ainda que com adopção da directiva europeia, há uma maior probabilidade dE o Governo não estar disposto a apoiar directamente a banca, transferindo esse apoio para accionistas e detentores de dívida. E isso pode, assegura, “resultar em ratings mais baixos para seis instituições”.

Apesar de admitir que “o ambiente operacional para os bancos em Portugal continua a ser muito difícil”, a Moody’s diz reconhecer que o regresso do país ao crescimento económico “está a ajudar a reduzir os riscos que as condições macroeconómicas impõem ao sector”.

“Em última análise, a recuperação gradual irá ajudar a abrandar a tendência de crescimento do crédito malparado e a reduzir gradualmente as necessidades de provisionamento, aliviando parcialmente a pressão sobre a rentabilidade e o capital dos bancos”, destaca a agência.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários