Montepio Geral passa de prejuízos a lucros

Banco apresentou um resultado líquido positivo de 22,7 milhões de euros, contra prejuízos de 205 milhões no mesmo período de 2013.

Foto
Em Setembro, o Montepio já tinha realizado outra emissão de obrigações a cinco anos Enric Vives-Rubio

A Caixa Económica Montepio Geral registou um resultado líquido de 22,7 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, quando em igual período de 2013 tinha apresentado um prejuízo de 205,2 milhões de euros, informou esta quinta-feira o banco mutualista.

"Para esta inversão de tendência contribuíram a margem financeira, que aumentou 109,2 milhões de euros em termos homólogos, e os resultados de operações financeiras, que se cifraram em 369,7 milhões de euros", salientou em comunicado a entidade liderada por António Tomás Correia.

Segundo o Montepio, "este desempenho [da margem financeira e dos resultados de operações financeiras] mais do que compensou o incremento das provisões e imparidades que se cifrou em 124,9 milhões de euros".

A instituição revela, ainda, que as provisões subiram 100 milhões de euros, de 292,9 milhões para 393,1 milhões de euros. O Montepio Geral salienta que este valor "inclui a imparidade resultante da exposição ao universo de empresas do Grupo Espírito Santo (GES), a qual havia já sido reflectida nas contas do primeiro semestre".

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários