Montepio Geral anuncia nome do novo presidente na próxima semana

Teixeira dos Santos recusou o convite para assumir a liderança do banco.

Foto

O Montepio Geral vai anunciar na próxima semana o nome do novo presidente da instituição, depois de Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças, ter recusado o convite para assumir o cargo.

A assembleira geral da instituição aprovou esta terça-feira as alterações aos estatutos que permitem a separação dos órgãos de gestão da Caixa Económica Montepio Geral (o banco) da Associação Mutualista Montepio Geral. No final do encontro, através de comunicado, é confirmado que o nome do novo presidente será divulgado na próxima semana.

Depois de ter sido dado como sucessor de Tomás Correia à frente do Montepio Geral, Fernando Teixeira dos Santos veio a público, esta terça-feira, anunciar que tinha recusado o convite para a função. O antigo ministro das Finanças revelou que lhe foi endereçado um convite em Novembro do ano passado e que a intenção foi reafirmada em Março.

"Após uma prolongada reflexão, achei por bem não aceitar o referido convite", revelou em comunicado Teixeira dos Santos.

O comunicado confirma a aprovação da alteração de estatutos que transitou de uma assembleia geral que foi suspensa, há menos de um mês, e acrescenta que a mudança "teve por propósitos, por um lado, alterar a política de governo da instituição, ao proceder à eliminação de cargos por inerência, tornando-a totalmente independente do Montepio Geral -- Associação Mutualista, e por outro lado, introduzir nos estatutos modificações decorrentes do novo Regime Geral das Instituições Financeiras, designadamente através da consagração da existência de diversos comités com competência especializada".

Para que a decisão agora assumida possa produzir efeitos falta, ainda, que ela seja confirmada pela associação mutualista, o que deverá acontecer em breve. Tomás Correia, que presidia às duas instituições, já anunciou que irá deixar a liderança do banco. Mas estará envolvido na escolha do sucessor, tendo dito, recentemente, que há quatro nomes em carteira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários