Moçambique e Índia assinam acordo petrolífero

O projecto, de cinco anos, prevê uma colaboração mais estreita entre os centros de investigação dos dois países.

Foto

Os governos de Moçambique e Índia assinaram nesta sexta-feira em Nova Deli um memorando de entendimento para a cooperação no sector do petróleo e do gás, informa um comunicado do Governo indiano.

O acordo, que vai vigorar durante cinco anos, foi assinado em Nova Deli pelo ministro do Petróleo indiano, Dharmendra Pradhan, e pelo chefe da diplomacia moçambicano, Oldemiro Baloi, que se encontra em visita oficial à Índia.

O memorando, que tinha sido aprovado pelo executivo de Nova Deli a 29 de Outubro, prevê uma colaboração mais estreita entre os centros de investigação dos dois países, reforço da capacitação, formação e intensificação da transferência de tecnologia.

“Moçambique está localizado estrategicamente perto da Índia e apresenta-se em condições ideais para abastecer gás natural à Índia a preços determinados pelo mercado”, afirmou Pradhan, citado no comunicado, lembrando que empresas indianas estão presentes na exploração deste recurso no norte do país moçambicano.

As empresas públicas indianas ONGC Videsh, Oil India e Bharat Petroleum Corp detêm 30% do bloco 1 da Bacia do Rovuma, liderado pela norte-americana Anadarko, no offshore do norte de Moçambique, onde se prevê uma produção anual de 34 milhões de toneladas de gás natural liquefeito.

“Os dois países têm ligações tradicionais que cresceram e se fortaleceram cada vez mais nos últimos anos”, disse ainda o ministro do Petróleo da Índia, que enfrenta uma escassez de gás para abastecer as suas centrais de produção de energia.

Moçambique tem uma das maiores reservas de gás natural do mundo, mas, apesar dos planos do Governo de Maputo em iniciar a exploração a partir de 2018, é ainda incerto quando o recurso chegará ao mercado.

Sugerir correcção
Comentar