Ministros reúnem-se no Luxemburgo para negociações finais da PAC

A nova PAC prevê um maior equilíbrio na convergência interna dos apoios aos agricultores.

Foto
Portugal estará representado na reunião pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas Daniel Rocha

Os ministros da Agricultura dos 27 reúnem-se nesta segunda-feira, no Luxemburgo, com uma agenda dominada pelas negociações finais da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2014-2020, que deverá estar definida até final de Junho.

As reuniões tripartidas – Comissão Europeia, Parlamento Europeu (PE) e Conselho da União Europeia – já começaram e delas dará conta o ministro da Agricultura da Irlanda, país que assume a presidência semestral da União Europeia (UE).

As primeiras reuniões do trílogo, no início de Abril, abordaram o regime dos pagamentos directos aos agricultores e a organização comum de mercado única.

No total, deverá haver cerca de 30 encontros do trílogo, que inclui, na delegação do PE o eurodeputado Luís Capoulas Santos (PS).

No Conselho de Ministros desta segunda-feira, Portugal estará representado pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

A nova PAC prevê um maior equilíbrio na convergência interna dos apoios aos agricultores, bem como o financiamento de práticas mais amigas do ambiente.

A actual PAC caduca no final deste ano, devendo ser desenhado um novo quadro legislativo para o período 2014-2020, com início a 1 de Janeiro, havendo um esforço para que haja um acordo entre o Conselho e o PE (que pela primeira vez tem co-decisão na matéria) ainda durante a presidência irlandesa.

Sugerir correcção
Comentar