Ministros das Finanças concluem acordo para regular indústria de fundos especulativos

Foto
Thierry Roge/ Reuters

Os ministros das Finanças europeus chegaram hoje a acordo quanto à regulação dos fundos especulativos de alto risco (“hedge funds”), que contribuíram para a crise financeira, anunciou a presidência belga da União Europeia.

“Chegámos a um acordo por unanimidade”, indicou o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, após uma reunião no Luxemburgo. .

O acordo implica uma espécie de “passaporte”, que permite aos fundos aprovados num determinado país aceder aos investidores de outros países europeus.

Esta é apenas uma das medidas que a União Europeia está a tomar para reforçar o seu sistema financeiro após a crise económica global.

As novas regras para os fundos ainda têm de ser aprovadas pelos governos e pelo Parlamento Europeu.

Reclamada pelo Parlamento Europeu desde Setembro de 2008, logo após a falência do banco Lehman Brothers, a regulação dos fundos especulativos foi adiada por diversos bloqueios.

Londres, onde operam a maioria destes fundos activos na Europa, teme a saída para outros países, enquanto Paris receia abrir a porta da Europa a fundos baseados em paraísos fiscais.

Os fundos especulativos geriam dois milhões de milhões de dólares a nível mundial antes da crise financeira, um montante que caiu para 1,2 a 1,3 milhões de milhões no ano passado. Foram acusados de ter contribuído para a crise de 2008-2008 devido aos seus investimentos especulativos e arriscados.

Sugerir correcção
Comentar