Ministro francês diz que saída da Grécia criaria "problema de credibilidade" à zona euro

Michel Sapin, ministro das Finanças francês, esteve reunido este sábado com Maria Luís Albuquerque, em Lisboa.

Foto
Ministro das Finanças francês esteve hoje em Lisboa AFP/ PATRICIA DE MELO MOREIRA

Uma saída da Grécia do euro criaria "um problema de credibilidade" para a zona euro, mas o desrespeito pelas regras da união monetária também, afirmou este sábado em Lisboa o ministro das Finanças francês, Michel Sapin.

Segundo o ministro francês, que falava aos jornalistas após um encontro em Lisboa com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, "seria uma catástrofe para a Grécia sair da zona euro e seria um problema para a zona euro, sobretudo uma questão política de credibilidade".

"Queremos que a Grécia se mantenha na zona euro, mas é também uma questão de credibilidade da zona euro respeitar as regras", prosseguiu Michel Sapin.

Frisando a necessidade de encontrar "uma solução credível e duradoura" para "o problema da Grécia", Sapin afirmou que todos respeitam "a alternância democrática" na Grécia e a consequente diferença de abordagem, mas que todos concordam que as regras e os compromissos assumidos têm de ser respeitados. "A Grécia como país assinou um determinado número de acordos e de compromissos e como país tem de respeitar esses compromissos", disse.

Para o ministro francês, "não haverá uma zona euro dinâmica se se aceitar que alguém saia", porque "a zona euro não foi feita para se reduzir, foi feita para se expandir". "É isso que lhe dá a força e a credibilidade", concluiu.

Sapin reuniu-se hoje em Lisboa com Maria Luís Albuquerque. Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, os dois homólogos analisaram assuntos de interesse comum como o semestre europeu, o aprofundamento da União Económica e Monetária e as iniciativas europeias na área do combate à fraude e evasão fiscais.

Sugerir correcção
Comentar