O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, está convencido que o pior da crise já está ultrapassado, de acordo com uma entrevista concedida pelo governante ao jornal alemão Bild.
"Penso que o pior já está superado", disse o político democrata-cristão, acrescentando que países como a Grécia aperceberam-se que só se pode vencer a crise com a aplicação de reformas duras.
Segundo Schäuble, "o Governo de Atenas sabe que não pode sobrecarregar economicamente os outros países da zona euro" e que, por isso, "está a avançar agora com as suas reformas".
Por outro lado, o ministro alemão prognosticou que a economia alemã tenha um crescimento "significativo" em 2013.
"A situação é melhor do que pensávamos, entre outras razões, porque os negócios com os Estados Unidos e a Ásia estão a crescer. Por isso, a economia alemã crescerá significativamente em 2013", sublinhou.
Ainda assim, o governante alemão reconheceu que a crise da dívida na Europa também se faz sentir na Alemanha, já que as previsões de crescimento da maior economia europeia estimadas pelos principais institutos variam entre os 0,3% e pouco menos de 1%.
O próprio Governo alemão aponta para um crescimento em torno de 1% em 2013 para a economia alemã.

Comentar