Ministra da Finanças reitera prioridade às empresas na redução de impostos

Ministra considerou a atracção de investimento estrangeiro a "maior esperança" de recuperação do país.

Foto
Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças Nuno Ferreira Santos

A redução da carga fiscal dos cidadãos portugueses será adiada para dar prioridade ao corte do IRC, reiterou esta terça-feira a ministra da Finanças.

"A redução dos impostos sobre as empresas é a nossa prioridade porque entendemos que são as empresas que criam crescimento", disse Maria Luis Albuquerque, durante uma conferência em Londres, a convite da agência Bloomberg.

O Governo pretende continuar a reduzir a taxa de IRC para 17% até 2019. "No nosso Programa de Estabilidade [e Crescimento] está escrita a nossa vontade de baixar as contribuições da segurança social, mas será depois eleições", vincou. Esta reforma, justificou, está dependente da redução da despesa pública.

A ministra considerou a atracção de investimento estrangeiro a "maior esperança" de recuperação do país. "Tendo em conta a escassez de capital na nossa economia, a nossa maior esperança de crescimento é o investimento privado", declarou, invocando a necessidade de um "ambiente estável económica e politicamente".

Confrontada com as perspectivas económicas da Comissão Europeia para Portugal divulgadas esta terça-feira, que prevêem que o défice continue acima dos 3% em 2015, Maria Luis Albuquerque recusou comentar, alegando falta de informação.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários