Ministra anuncia esta sexta-feira como vai cortar o IRC

Grupo de trabalho liderado por Lobo Xavier apresenta proposta que deverá incluir redução progressiva da taxa.

Foto
Várias empresas optaram por portos estrangeiros para contrariar os efeitos da greve de hoje Rui Gaudêncio

Uma descida progressiva da taxa até aos 19% e o aumento significativo do número de anos que são permitidos a uma empresa para que esta abata os seus prejuízos fiscais são algumas das medidas com que o Governo deverá avançar, esta sexta-feira, na apresentação das conclusões do grupo de trabalho criado para fazer uma proposta de reforma do regime de IRC.

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças; Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais; e António Lobo Xavier, coordenador do grupo de trabalho para a reforma do IRC, irão apresentar as linhas gerais da reforma proposta. O principal objectivo será o de tornar mais atractivo o investimento das empresas em Portugal.

Por diversas vezes, vários membros do Governo têm associado as mudanças que irão ser propostas no IRC à tentativa de lançar o país numa nova fase de crescimento e investimento. A proposta de reforma do grupo liderado por Lobo Xavier deveria ter sido apresentada até ao final do passado mês de Junho, mas a crise política que se iniciou com a demissão do ministro das Finanças fez adiar a sua divulgação.

De acordo com uma versão da proposta citada pelo semanário Expresso, será sugerida uma redução gradual da actual taxa de 25% — que pode chegar aos 31,5%, se se agregar as derramas estatal e municipal — ao longo de cinco anos. O valor final, já com derramas, será de 19%.

Depois, também com um impacto significativo nas contas das empresas, está previsto um alargamento do prazo para 15 anos para deduzir os prejuízos fiscais. A lei actual prevê apenas cinco anos.

A comissão, ainda segundo o Expresso, deverá propor também um regime simplificado de tributação para micro e pequenas empresas, para além de medidas de redução da burocracia, como a redução nos preços de transferência, regime especial de tributação dos grupos de sociedades e regime de prejuízos fiscais.
 

Sugerir correcção
Comentar