Merkel destaca "progressos" de países da UE em dificuldades

À “Alemanha só lhe correm bem as coisas quando as coisas correm bem ao conjunto da Europa”.

Foto
Angela Merkel Thomas Peter/Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, destacou nesta sexta-feira os "progressos" registados em todos os países da União Europeia (UE) com dificuldades para superar a crise global e ratificou o compromisso de Berlim com o euro.

“Os défices baixaram notavelmente, também na Grécia”, referiu a chanceler na abertura da tradicional conferência de imprensa antes das férias de Verão e desta vez orientada para as eleições de 22 de Setembro.

Merkel referiu os progressos registados pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, na viagem que fez quinta-feira a Atenas e insistiu que em “todos os países” especialmente endividados conseguiu-se um alívio da pressão sobre os juros das respectivas dívidas soberanas.

“A Irlanda pode voltar a financiar-se sozinha”, sublinhou Merkel, que reafirmou a convicção de que à “Alemanha só lhe correm bem as coisas quando as coisas correm bem ao conjunto da Europa”.

A chanceler sublinhou o “esforço comum” realizado com o conjunto dos países da UE e concretamente da zona euro.

Tentando fazer um balanço da legislatura que termina a 22 de Setembro com as próximas eleições, Merkel considerou que o Governo que liderou foi “o melhor que a Alemanha teve desde a reunificação” (1990).

“Disse-o há uns meses e continua a ser válido”, afirmou Merkel, referindo-se à coligação de governo da União Democrata Cristã (CDU), que dirige, da União Social Cristã da Baviera (CSU) e do Partido Liberal (FPD).
 
 

Sugerir correcção
Comentar