Mercados financeiros antecipam um acordo entre a Grécia e os parceiros europeus

Bolsa e bancos gregos registaram forte valorização e juros da dívida soberana caíram.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

O comportamento dos mercados financeiros na sessão desta terça-feira revelam uma forte expectativa de que a Grécia vai conseguir garantir um acordo com os parceiro europeu para a resolução das suas necessidades financeiras de curto prazo.

Em vésperas da reunião do Eurogrupo, os índices bolsistas gregos registaram uma forte valorização, acima dos 8% e os títulos dos principais bancos do país registaram um verdadeiro sprint: o Banco Nacional da Grécia ganhou 20,7%, o Eurobank Ergasi subiu19,67%, e o Piraeus Bank valorizou 15,58%.

A confiança dos investidores na aceitação do plano que o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, leva aos seus congéneres europeus também ficou patente no mercado da dívida, onde se registou uma queda das taxas de juro implícitas das obrigações soberanas, em todos os prazos.

Embora em dose bem mais modesta, os mercados accionistas e de dívida dos restantes países europeus também alinharam nas subidas, no caso das bolsas, e nas descidas, no caso dos juros das obrigações soberanas.

A bolsa de Lisboa quase ficava mal na fotografia, já que valorizou apenas 0,12%, penalizada por forte queda da Galp Energia (-3,9%). E os títulos das obrigações a 10 anos também contrariam o sentimento geral e subiram ligeiramente, em véspera de novo leilão de dívida portuguesa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários