Mercados bolsista em alta e euro estável à espera de cimeira europeia

Euro segue a negociar estável e preço do petróleo sobre ligeiramente.

As bolsas europeias iniciaram a sessão em alta ligeira, na expectativa de decisões das reuniões marcadas para esta terça-feira, primeiro do Eurogrupo e depois dos líderes europeus.

Os ganhos das bolsas europeias são modestos, abaixo de 0,5%, mas contrastam com as perdas da sessão de segunda-feira.

A praça de Lisboa, que esta segunda-feira encerrou a perder 3,81%, está a negociar com uma valorização de 0,20%. O Dax alemão regista um ganho de 0,30%, sensivelmente o mesmo nível de ganhos do Ibex de Madrid e do Cac de Paris.

O euro também está estável, à espera de uma nova proposta grega para a saída da crise, que deverá ser apresentada pelo novo responsável pela pasta das Finanças, Euclides Tsakalotos.

À espera de uma saída para a actual crise estão também a bolsa e os bancos gregos, que continuam encerrados. Os levantamentos diários através das caixas automáticas permanecem limitados a 60 euros diários.

No mercado da dívida, as taxas implícitas das obrigações dos países do Sul da Europa estão em queda ligeira, a recuperar das subidas dos últimos dias, à excepção dos títulos gregos, que continuam a subir, embora de forma mais moderada que nas últimas sessões.

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em Agosto, também abriu em alta, na bolsa de Londres, a valer 57,07 dólares, mais 0,93% do que no fecho da sessão anterior.

Sugerir correcção
Comentar