Melhoria no défice prevista para este ano "permanece distante"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental divulgou novo relatório.

A UTAO enviou relatório aos deputados Rui Gaudêncio

A melhoria no défice orçamental para este ano "permanece distante", considera a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que, na análise à execução orçamental de Janeiro a Outubro, aponta para valores muito aquém do previsto, até nas mais recentes estimativas.

 

"A melhoria do saldo implícita na estimativa para 2012 permanece distante, embora ainda sem o efeito da suspensão do subsídio de Natal dos funcionários públicos e pensionistas. O agravamento observado até Outubro (345 milhões de euros) contrasta com a melhoria (de 1.453 milhões de euros) implícita na estimativa para 2012", diz a Unidade Técnica de Apoio Orçamental numa análise enviada esta manhã aos deputados.
A nota explica que existe "uma elevada divergência face ao novo objectivo", mas que é necessário ter em conta o efeito da suspensão do subsídio de Natal dos funcionários públicos e pensionistas, que só produz efeitos a partir de Novembro.
Ainda assim, os técnicos independentes sublinham que o défice ajustado do subsector Estado (serviços integrados sem autonomia financeira) reduziu-se em 674 milhões de euros em termos homólogos, "uma melhoria ainda bastante aquém da que se encontra subjacente à estimativa anual" de 2.045 milhões de euros.
A contribuir para este pessimismo está ainda o saldo ajustado do subsector dos Serviços e Fundos Autónomos (SFA, com autonomia financeira), que, até Outubro, foi quase igual ao alcançado no mesmo período de 2011, "anulando-se assim a melhoria homóloga de quase 100 milhões de euros alcançada até Setembro", ficando deste modo o objectivo de excedente orçamental dos SFA de 670 milhões de euros estimado para este ano "mais distante".
No caso do saldo da Segurança Social, para que os valores atinjam o previsto é de esperar um agravamento no seu défice na ordem dos 720 milhões de euros nos últimos dois meses do ano.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues