MBA conjunto da Católica e da Nova sobe nove posições no ranking mundial do Financial Times

The Lisbon MBA está entre os 100 melhores do mundo, ocupando a 52.ª posição. Presença na lista fez aumentar em seis pontos percentuais o número de alunos estrangeiros.

Foto
A presença na lista levou a que mais alunos estrangeiros frequentem o curso Rita Chantre

O programa conjunto de MBA (Masters in Business Administration) da Universidade Nova e da Universidade Católica conseguiu subir nove posições no ranking do Financial Times (FT) que distingue os 100 melhores do mundo. Criado em 2009, o The Lisbon MBA ocupa, agora, a 52ª posição na tabela que é divulgada, nesta segunda-feira, pelo diário de informação económica.

Este é o único ranking do FT em que não há competição entre as escolas portuguesas. As duas instituições disputam, taco a taco, outras classificações elaborados pelo jornal, mas uniram esforços para criar um programa internacional, em parceria com a Sloan School of Management, uma das faculdades do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A presença do The Lisbon MBA, pelo segundo ano, nas tabelas tem impacto directo em futuras posições (individuais) das escolas de gestão nacionais nos cerca de nove rankings que o FT publica ao longo do ano.

Anabela Possidónio, directora-executiva do programa, explica que um dos factores que contribuíram para esta subida foi a boa posição no indicador que mede o “value for money”, ou seja, o retorno do investimento feito pelos alunos. Este MBA  a tempo inteiro e com duração de 12 meses, custa 35 mil euros e está em 2º lugar entre os 100 avaliados nesta categoria. “Aqui compara-se o que os alunos ganham hoje, com o que lhes custou o MBA quer em termos de tempo, quer de custo e do que deixaram de auferir quando entraram no programa”, disse ao PÚBLICO. A progressão de carreira após a conclusão deste curso também mereceu destaque e tem em conta a posição hierárquica do aluno (depois da formação), a dimensão da empresa ou o tipo de indústria. “Subimos 16 posições para 38º lugar”, continua.

Por seu lado, Francisco Veloso, director da Católica, salienta que a formação foi considerada a terceira melhor na categoria dedicada à experiência internacional. “Esta distinção reflete a nossa forte aposta na preparação de profissionais capazes de desenvolver e liderar negócios em qualquer parte do mundo”, disse, em comunicado.

Só por ter conseguido entrar, pela primeira vez, nas tabelas do FT em 2013, o número de alunos estrangeiros inscritos este ano no The Lisbon MBA aumentou de 21% para 35%, num total de 35 participantes. “Temos mais alunos internacionais e mais pessoas a trabalhar noutros países. São, cada vez mais, gestores globais”, corrobora Anabela Possidónio. “Na turma deste ano temos representados os cinco continentes e alunos que vieram, por exemplo, da Irlanda, Colômbia, Estados Unidos, Nova Zelândia ou Filipinas”, descreve.

Na hora de seleccionar o MBA e a escola, os candidatos olham para os rankings como ferramenta fundamental. Para as instituições de ensino, estar lá é um passo determinante para captar mais alunos e garantir um lugar no competitivo mercado global.

O aumento de estrangeiros não se reflecte, contudo, no aumento do número de alunos. Anabela Possidónio sublinha que o “grande objectivo” é ganhar escala mundial.

O futuro passa por manter a posição conquistada este ano. As escolas de gestão da Nova (Nova SBE, de School of Business and Economics) e da Católica (Católica-Lisbon School of Business and Economics) concorrem com pesos pesados, como Harvard (em primeiro lugar), Stanford (em segundo) ou a London Business School (em terceiro). Entre as dez melhores, apenas três são europeias: Insead (França e Singapura), Iese (Espanha) e IMD (Suíça).“Nós temos algo que nos distingue: conseguimos ter um MBA na Europa com um mês feito em parceria com o MIT, o que faz com que tenhamos características muito próprias no mercado europeu”, defende a directora executiva.

Para José Ferreira Machado, director da Nova SBE, este é o resultado do investimento feito no “ensino de excelência”. “Trata-se da concretização de uma visão que tivemos desde o início da parceria quando, há sete anos, acordámos trabalhar em conjunto e criar um MBA em Portugal ao nível dos melhores do mundo. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo e que o ensino superior português pode constituir um forte activo na valorização das nossas exportações e do nosso País”, comentou, num comunicado oficial.

Apenas 20% dos alunos são mulheres
Para frequentar o The Lisbon MBA, os alunos têm de ter, no mínimo, três anos de experiência profissional. Na turma de 2014, apenas 20% são mulheres e a idade média é de 31 anos. Na maior parte dos casos, o programa é pago pelos próprios candidatos (por vezes as empresas onde trabalham financiam esta formação).

Além do programa a tempo inteiro e com duração de 12 meses – que foi avaliado pelo FT nesta segunda-feira – a parceria entre a Nova e a Católica inclui um MBA a part-time com a duração de dois anos.

O Financial Times divulga ao longo do ano rankings que distinguem os melhores cursos de formação para executivos, os mestrados em gestão ou em finanças. Na classificação global, dedicada às escolas de gestão da Europa, a Católica está entre as 25 melhores. A Universidade Nova ocupa o 36º lugar e a Porto Business School o 66º.

 

Sugerir correcção
Comentar