Matrículas de novos carros disparam 47% num mês

Portugal é o segundo país da União Europeia com o maior aumento de registo de novas matrículas.

Foto
Vendas da Dacia dispararam 30,4% em Março Miriam Lago

Num mês, o registo de novos automóveis disparou 47% em Portugal, o segundo país da União Europeia a assinalar, em Março, o maior crescimento de novas matrículas de carros de passageiros.

No primeiro trimestre, o número de novos automóveis também cresceu acima dos 40,5%, para 24.162 viaturas, em comparação com o ano anterior, avança o relatório mensal da Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA na sigla francesa). Em termos percentuais, Portugal foi o país da UE com maior crescimento entre Janeiro e Março. Analisando apenas este último mês, foi em Chipre que se verificou um maior aumento homólogo (79% de crescimento face a 2013).

Apesar do crescimento expressivo, certo é que em números absolutos Portugal não está entre os mais dinâmicos. Só na Alemanha, com uma forte indústria automóvel, os novos registos chegaram perto dos 647 mil veículos entre Janeiro e Março. No Reino Unido, saíram para o mercado mais de 600 mil automóveis.

No contexto global da União Europeia, a procura por novos carros em Março aumentou pelo sétimo mês consecutivo: 10,6%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos absolutos, os números não são tão animadores. No mês em análise, foram registadas 1.449.148 viaturas, o segundo valor mais baixo desde que a ACEA começou a divulgar a série, em 2003.

Quanto aos três primeiros meses do ano, o crescimento global médio foi de 8,3% para 3.246.719 automóveis. Todos os principais mercados registaram subidas, sublinha a associação europeia.

O grupo Volkswagen continua a ter a maior quota de mercado e vendeu, em Março, 335.648 veículos, mais 8,6% face ao mês homólogo. Em termos acumulados, no primeiro trimestre vendeu 785.975 carros.

O grupo PSA (Peugeot e Citroen) tem uma fatia de 10,4% do mercado em Março e reforçou a sua presença com um crescimento de 10,9%. É seguido de perto pela francesa Renault que tem, agora, 9% de quota. A Renault vendeu mais de 130 automóveis em Março, uma subida expressiva de 30,4%, conseguida graças à marca Dacia.

Sugerir correcção
Comentar