Marques Mendes defende inovação nas autarquias e reajustamento do QREN

Foto
Marques Mendes diz que é preciso ajustar a agenda dos políticos” João Henriques/arquivo

O ex-presidente do PSD defendeu hoje, em Oliveira de Azeméis, que a prioridade das autarquias deve ser o desenvolvimento económico, que a inovação compete tanto às empresas como ao novo Governo, e que o QREN deve ser reajustado.

“Chegou o tempo de as autarquias passarem a ser sobretudo agentes activos de promoção do desenvolvimento económico e social”, afirmou Marques Mendes, actual administrador executivo da Nutroton Energias S.A, no encerramento do “Fórum Oliveira de Azeméis -- Cidades do Futuro -- Caminhos da Inovação”.

A par dos empresários, disse, as autarquias devem mostrar-se “empenhadas na captação de investimento”.

Nesse contexto, Marques Mendes afirmou que é preciso ajustar a agenda dos políticos” e explicou: “Refiro-me sobretudo ao QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional], concebido e aprovado num tempo diferente daquele que estamos a viver, anterior à crise”.

Essa reprogramação deveria verificar-se a dois níveis, explicou: “É preciso desviar verbas do sector público para o privado, em que se cria riqueza e verdadeiramente se faz inovação”. E é necessário ainda “reforçar o sistema de apoio à inovação, porque o Estado não deve fazer de empresário e deve sim criar condições para que os riscos sejam minimizados”, continuou.

Sugerir correcção
Comentar