Mário Soares manifesta esperança em Hollande em entrega de prémio

Foto
Soares manifestou "sentimento de profunda satisfação" com prémio a Hollande Rafael Marchante/Reuters

O antigo Presidente da República Mário Soares manifestou hoje esperança no papel do chefe do Estado francês, François Hollande, no actual "momento de crise económica".

Após a entrega a Hollande do prémio Félix Houphouet-Boigny, na sede da UNESCO, em Paris, Mário Soares manifestou o seu "sentimento de profunda satisfação" pela escolha do Presidente francês.

Mário Soares agradeceu ainda à directora-geral da UNESCO pelo apoio que dá ao prémio que reconhece as intervenções que contribuem para a paz e estabilidade, que no caso da intervenção francesa no Mali "evitou a desestabilização deste país".

O antigo Presidente da República português é presidente e membro do júri deste prémio que a UNESCO atribui anualmente a uma personalidade internacional.

Em discurso, a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, destacou a mobilização pessoal de François Hollande que promove a solidariedade entre os Estados.

Dioncounda Traoré, Presidente do Mali, agradeceu a Hollande e a uma França de liberdade, igualdade e fraternidade a intervenção no Mali.

Durante a cerimónia discursaram vários chefes de Estado africanos, a directora-geral da UNESCO, Mário Soares e François Hollande.

Este prémio da UNESCO já foi atribuído a vários antigos chefes de Estado, casos de Lula da Silva (Brasil), Xanana Gusmão (Timor-Leste) e Nelson Mandela (África do Sul).

O Presidente da República francês, François Hollande, recebeu o prémio Félix Houphouet-Boigny a título pessoal pela sua visão humanista de relações internacionais que contribui para a paz e estabilidade em África.
 

Sugerir correcção
Comentar