Mario Monti encarregue de encontrar financiamento alternativo para a UE

Taxa sobre transacções financeiras ou o fim de isenções de IVA estão entre as hipóteses apresentadas como novas formas de financiamento.

Foto
Leilão de hoje foi uma boa notícia para Mario Monti Foto: John Thys/AFP

O ex-primeiro-ministro italiano Mario Monti vai ter a tarefa de encontrar novas fontes de financiamento para o orçamento comunitário, anunciaram esta terça-feira responsáveis europeus.

Os líderes europeus esperam que a experiência de Monti ajude a formular novas ideias para o financiamento e para evitar o bloqueio que ocorre de sete em sete anos, quando os 28 Estados-membros debatem o orçamento comum.

Consciente do desafio que enfrenta ao liderar um grupo de trabalho que vai estudar a questão, Monti gracejou, dizendo que uma das razões pelas quais aceitou a tarefa foi ter “grande curiosidade por um assunto praticamente impossível de resolver”.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou ter grande fé em Monti, um economista que já foi também comissário europeu.

“Tive o prazer de trabalhar com Mario Monti no passado e não consigo pensar em ninguém melhor para conduzir os trabalhos deste grupo com profissionalismo, integridade e rigor intelectual”, destacou Barroso.

A Comissão já traçou em linhas gerais as novas ideias para o financiamento, que incluem, segundo o mesmo responsável, uma taxa sobre as transacções financeiras ou o fim das isenções do IVA.

O grupo de Monti deve apresentar conclusões até ao fim do ano, a tempo de integrarem as rectificações ao orçamento esperadas em 2016.

 

Sugerir correcção
Comentar