Manuela Ferreira Leite entra na administração do Santander de Negócios

A ex-ministra das Finanças do PSD vai integrar a administração do banco espanhol, onde ficará a coordenar a área de "research" macroeconómico
Fotogaleria
A ex-ministra das Finanças do PSD vai integrar a administração do banco espanhol, onde ficará a coordenar a área de "research" macroeconómico João Relvas/Lusa
Fotogaleria

A ex-ministra das Finanças de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite, vai ocupar as funções de administradora não executiva do Banco Santander de Negócios, o banco de investimento do grupo espanhol em Portugal.

A dirigente social-democrata, Ferreira Leite, de 65 anos, junta-se assim a outras personalidades da área política e económica, como o advogado e ex-ministro da Defesa e da Presidência de António Guterres, António Vitorino, o ex-vice-primeiro-ministro de Cavaco Silva, Eurico de Melo, ou mesmo António Borges, destacado militante do PSD, que já ocupam funções noutros órgãos sociais dos bancos liderados por António Horta Osório.

"Aceitei o convite" para integrar a administração do Santander, confirmou ao PÚBLICO Manuela Ferreira Leite, sublinhando que irá ocupar um cargo "não executivo". O convite foi endereçado à antiga ministra das Finanças "há já alguns dias". A informação foi também confirmada por Luís Bento dos Santos, administrador executivo do banco espanhol: Ferreira Leite "aceitou o convite, tendo sido acordado que coordenará a área de research macroeconómico do banco e assumirá o cargo logo que concluídos os trâmites administrativos do processo". A ex-titular da pasta das Finanças é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e deverá assumir funções em breve.

Bento dos Santos revelou ainda que Ferreira Leite terá a seu lado no conselho de administração, como não executiva, a economista Maria Estela Barbot, gerente da Sarcoi, que ocupa o lugar desde Outubro, e o economista Valentim Xavier Pintado, professor e dirigente da Universidade Católica Portuguesa.

Nos outros órgãos sociais dos bancos ligados ao grupo espanhol (Banco Santander de Negócios, Santander Totta e Santander), conforme confirmou o mesmo administrador, têm também assento nomes como os de António Vitorino, que ocupa as funções de presidente da assembleia geral do Totta, estrutura onde também estão Eurico de Melo e António Pinto Leite. Vitorino exercia já aquelas competências no Santander antes ser designado comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos, interrompendo-as para as retomar quando regressou de Bruxelas. Por sua vez, o economista António Borges, vice-presidente da consultora e banco de investimentos Goldman Sachs, é presidente do conselho fiscal do Banco Santander de Negócios. A trabalhar há vários anos no grupo espanhol, como administrador executivo, está Elias da Costa, ex-secretário de Estado das Finanças de Cavaco Silva.

Sugerir correcção
Comentar