Malparado em Espanha atingiu novo recorde de 11,23% em Outubro

Os novos dados do Banco de Espanha indiciam que o incumprimento vai continuar a aumentar.

Foto
Gustau Nacarino/ Reuters

O aumento do incumprimento do reembolso de empréstimos à banca espanhola fez aumentar o crédito malparado para um novo recorde, de 11,23%, em Outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco de Espanha.

Em Setembro o crédito malparado representava 10,71% do total concedido, mas em Outubro aumentou em 7000 milhões de euros, para 189.618 milhões.

A desaceleração da economia espanhola, que vai no quinto ano consecutivo, continua a fazer crescer o incumprimento de famílias e empresas. O incumprimento no crédito hipotecário (de que o crédito à habitação é a grande parcela) subiu de 3,16% no segundo trimestre para 3,49% no terceiro, refere a agência Bloomberg.

No crédito às empresas, o incumprimento subiu de 14,9% no segundo trimestre para 16,56% no terceiro trimestre.

Esta situação de grande incumprimento em crescendo gerou receios de que os bancos mais pequenos não conseguissem resistir às imparidades crescentes e ajudaram a levar a Espanha a pedir em Junho um empréstimo à troika para o sector bancário.

“É claro que os níveis de crédito malparado vão continuar a subir. O fluxo de novos incumprimentos é ainda muito elevado”, disse uma analista do Espírito Santo Investment Bank, Juan Pablo Lopez, citado pela agência Bloomberg.

Sugerir correcção
Comentar