Mais de dois terços do combustível vendido é simples

Galp, BP e Repsol venderam 60% do combustível em Julho.

Foto
Postos dos hipermercados registaram 18,8% das vendas NFACTOS/Fernando Veludo

Mais de dois terços do combustível vendido em Julho nos postos de abastecimento nacionais foi simples, com os hipermercados a perderem quota de mercado para os postos tradicionais, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

De acordo com a radiografia ao mercado publicada nesta segunda-feira pela ENMC, relativa ao mês de Julho, 68,1% do gasóleo comercializado foi simples (sem aditivos), contra 31,90% de aditivado, e na gasolina 67,84% vendida foi simples, face a 24,62% de gasolina aditivada.

No mesmo mês, as três principais marcas - Galp, BP e Repsol - venderam 60% do combustível, seguidas pelas 'outras marcas', que representaram 21% das vendas, enquanto os postos dos hipermercados aparecem na terceira posição, com 18,83% do combustível vendido.

Antes da introdução dos combustíveis simples, os postos de abastecimento dos hipermercados chegaram a liderar o mercado dos combustíveis, com uma quota superior a 30%, ultrapassando inclusive o líder de mercado, a Galp Energia, segundo dados fornecidos pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O combustível simples, que desde 17 de Abril de 2015 é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai directamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.

 

Sugerir correcção
Comentar