Mais de 25 mil contratos de adesão no segundo leilão de energia da Deco

Maioria dos clientes prefere propostas da Galp Energia, que ganhou o leilão juntamente a Gold Energy.

Foto
Segundo leilão da Deco Proteste teve menos inscritos, mas registou maior percentagem de adesões. Reuters

O leilão da Deco “pague menos energia”, vencido pela Galp Energia e Gold Energy, recebeu mais de 25 mil pedidos de adesão, o que corresponde a 14,7% do total de inscritos, disse nesta quarta-feira ao PÚBLICO fonte oficial da Deco Proteste.

O período de adesão dos consumidores inscritos no leilão, num total de 170 mil, às propostas dos dois vencedores terminou nesta terça-feira.

No entanto, os números ainda não estão totalmente fechados, por terem ficado pendentes alguns pedidos, por razões técnicas do sistema informático, explicou Rita Rodrigues responsável pelas Relações Institucionais.

Na primeira edição do leilão, em 2013, vencido pela Endesa, inscreveram-se mais clientes, num total de 570 mil, e concretizaram pedidos de adesão um total de 40 mil, o que correspondeu a cerca de 7% dos inscritos.

A Galp venceu na modalidade de electricidade simples e dual, enquanto a Gold Energy (grupo Dourogas) foi a escolhida nas ofertas combinadas de tarifa bi-horária.

A maioria das adesões verifica-se nas propostas da Galp Energia, ao receber 32,06% para a modalidade dual simples e 27,55% para a electricidade simples. A proposta de electricidade bi-horária, da Gold Energy, recebeu 10,49% dos pedidos de adesão.

A associação de defesa do consumidor não revelou o número e a identidade das empresas que participaram na segunda edição do leilão, que pela primeira vez incluiu ofertas combinadas de energia e gás.

A EDP, que também tem ofertas combinadas, chegou a levantar o caderno de encargos do leilão mas não terá concorrido, uma informação que não foi confirmada oficialmente pela empresa.

De acordo com informação da Deco Proteste, os consumidores que aderirem aos tarifários vencedores poderão beneficiar de um preço fixo no gás até à revisão anual de Julho de 2015 e só verão a sua tarifa da electricidade revista em Janeiro de 2015.

Os contratos de adesão agora assinados não têm período de fidelização, pelo que os clientes podem a qualquer momento mudar de fornecedor.

A poupança anual para os consumidores que aderiram às propostas de uma das modalidades vencedoras do leilão pode, segundo estimativas da Deco, oscilar “entre 4% e 7%”, traduzindo-se entre 16 e 152 euros.

Sugerir correcção
Comentar