Maior cadeia de bricolage da Europa abre duas lojas em Portugal

Expansão do grupo britânico no mercado nacional é uma das metas estratégicas para este ano.

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Grupo britânico abre duas lojas de bricolage de formato "low cost" em Portugal Guillaume Murat

O grupo Kingfisher, dono da maior cadeia de bricolage da Europa e o terceiro maior do mundo, vai abrir duas lojas Brico Dépôt em Portugal até o início de 2015. Os planos de expansão são destacados no relatório de contas da empresa, que facturou 11.125 milhões de libras no ano fiscal (até Fevereiro), cerca de 13.262 milhões de euros.

Nos planos do grupo britânico estão, além da abertura de duas unidades em Portugal, mais quatro lojas Screwfix na Alemanha. Estes dois investimentos terão um impacto líquido nos lucros estimados para o próximo ano de cerca de 10 milhões de libras (11,9 milhões de euros). A expansão internacional da Kingfisher passa ainda pela procura de uma “parceria estratégica” na China, adianta um comunicado oficial, divulgado nesta terça-feira.

Nigel Cope, responsável pelas relações com os media, já tinha adiantado ao PÚBLICO que a primeira unidade iria abrir na primeira metade de 2014 na região Norte de Lisboa. Foram recrutadas entre 50 a 70 trabalhadores e nos últimos meses a empresa tem publicado anúncios de emprego para responsáveis de caixas, repositores ou empregados de armazém. Agora, a empresa avança que serão não uma, mas duas as lojas a inaugurar.

Sobre a entrada em Portugal, numa altura em que o retalho não alimentar regista quebra de vendas, Nigel Cope sublinhou que o formato do Brico Dépôt é “low-cost” e resultou “com sucesso em França e Espanha”. Nestes países, as lojas têm como público-alvo construtores profissionais ou amadores dedicados à bricolage. A entrada em Portugal é uma “boa oportunidade de desenvolvimento”, considerou.

A marca vai competir com cadeias como a Leroy Merlin (do grupo ADEO que também detém o Aki), Izibuild (que comprou a Mestre Maco) e a Maxmat, detida em parceria entre a Sonae (dona do PÚBLICO) e o grupo irlandês CRH. Em média, cada família portuguesa gasta cerca de 500 euros por ano em produtos de bricolagem, segundo dados de um inquérito conduzido pelo Observador Cetelem e divulgado em Julho de 2011.

O grupo Kingfisher é dono de outras quatro insígnias (B&Q, Castorama, Screwfix e Koctas) e é em França e no Reino Unido que tem o seu maior mercado, onde consegue 80% das vendas. Tem 1120 lojas em nove países e entre Fevereiro de 2013 e Fevereiro deste ano abriu 84 novas lojas (62 no Reino Unido), e comprou 15 estabelecimentos Bricostore na Roménia.

No ano fiscal em análise, atingiu lucros de 744 milhões de libras (antes de impostos), um crescimento de 4,1% em comparação com o ano passado. Com estes resultados, vai devolver aos accionistas 200 milhões de libras durante este ano.

“As nossas perspectivas mantêm-se optimistas, dando-nos confiança para investir no negócio e gerir activamente o nosso portefólio, incluindo a expansão para novos mercado”, disse Ian Cheshire, director executivo da Kingfisher.

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