Deutsche Bank vai ser consultor financeiro do BES

Tribunal do Luxemburgo viabilizou pedido de gestão controlada da Espírito Sasnto Internacional.

O BES anunciou esta terça-feira que o Deutsche Bank foi a instituição seleccionada pela nova administração, liderada por Vítor Bento, para prestar aconselhamento financeiro na reavaliação das contas do banco e na sua reestruturação.

O nome do consultor foi divulgado no dia em que o Tribunal de Comércio do Luxemburgo viabilizou o pedido de gestão controlada entregue pela Espírito Santo International (ESI), que, a 18 de Julho, considerou não ter condições para "cumprir as suas obrigações", ou seja, para pagar aos credores.

O trabalho de reavaliação das contas do BES pelo Deutsche Bank deverá prolongar-se até Setembro, dada a complexidade da tarefa. Para além das ligações ao GES (a que o banco tem uma exposição de 1500 milhões de euros), e às holdings familiares insolventes, também serão avaliadas as relações comerciais com muitas empresas clientes devedoras (para aferir se as garantias estão correctas).

Só depois das conclusões se saberá qual a dimensão e quais os moldes (se público ou privado) de um novo aumento de capital que se admite que possa alterar por completo a actual estrutura de capital, onde o Espírito Santo Financial Group (detida a 49% pela ESI) é o maior accionista, com 20%, seguido do Crédit Agricole (este vendedor) com 15%. O valor minimo do aumento capittal é de dois mil milhões de euros. 

Nos dias de maior desvalorização das cotações do BES, vários investidores institucionais aproveitaram para tomar posições accionistas. O banco de investimento norte-americano Goldman Sachs informou esta terça-feira que possui mais de 2% do BES relativos a uma transacção de 15 de Julho, com duas componentes: 89.786.320 acções correspondentes a 1,6% do capital; 37.879.887 de instrumentos financeiros (swaps) equivalentes a 0.67% do capital.

Momentos antes, outra sociedade norte-americana, a D.E Shaw & Co (DESCO LP), já tinha vindo comunicar que lhe é atribuída uma posição no BES de 2,71% do capital, resultantes de instrumentos financeiros (swaps) adquiridos a 14 de Julho. Os contratos foram  celebrados “por entidades geridas pela DESCO e entidades com esta relacionadas”. 

Estas informações surgem depois do banco ter adiado cinco dias a divulgação dos resultados do primeiro semestre que serão anunciados no próximo dia 30 de Julho, véspera da assembleia geral do BES que vai confirmar a cooptação de Vitor Bento, José Honório e Moreira Rato para a Comissão Executiva.

Sugerir correcção
Comentar