Luís Parreirão abandona SATA, Paulo Menezes assume administração

Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea açoriana deixa o cargo por “razões profissionais”.

Foto
Parreirão assumiu a presidência do Conselho de Administração da SATA em Maio de 2014. José António Rodrigues

O presidente do Conselho de Administração da SATA, Luís Parreirão, vai deixar o cargo "por razões profissionais, relativas a um projecto empresarial privado", sendo substituído por Paulo Menezes, foi anunciado esta segunda-feira.

Em comunicado, o Governo Regional, detentor do capital da companhia aérea pública açoriana, dá conta da substituição na presidência do Conselho de Administração da SATA, sem indicar nenhuma data concreta, e adianta que o líder do executivo regional já comunicou à presidente do parlamento a alteração, com vista ao processo de audição parlamentar de Paulo Menezes.

Luís Parreirão, que foi secretário de Estado das Obras Públicas de um Governo do socialista António Guterres, assumiu a presidência do Conselho de Administração da SATA em Maio de 2014, tendo sido durante a sua gestão que a transportadora aérea escolheu os novos aviões de longo curso, os A330, que deverão começar a operar até 15 de Janeiro de 2016.

Na altura, o Governo Regional justificou a escolha com o facto de Luís Parreirão ter "uma vasta experiência no sector público na área da Administração Pública e, no sector privado, na área da gestão de empresas, tendo assumido diversos cargos nas respectivas administrações, incluindo presidente e CEO".

O actual conselho de administração do Grupo SATA integra ainda Francisco Franco, Isabel Barata, Francisco Gil e João Bettencourt Soares.

O próximo presidente da SATA, Paulo Menezes é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e detentor do Programa Avançado de Gestão para Executivos, da Universidade Católica Portuguesa.

Fruto da sua actividade profissional, Paulo Menezes é um experiente gestor e um profundo conhecedor do sector do transporte aéreo, em geral, e da SATA, em particular, adianta o executivo.

Desde 2012, Paulo Menezes exerce as funções de gestor público como Presidente do Conselho de Administração da GLOBALEDA, Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A., e é, desde 2013, administrador da ONIAÇORES, Infocomunicações, S.A., tendo sido igualmente administrador da NOVABASE ATLÂNTICO, Sistemas de Informação, S.A., e, entre 2001 e 2004, Presidente da Assembleia Geral da SATA Internacional, S.A..

Entre 1997 e 2004, exerceu as funções de Director Regional dos Transportes e Comunicações, com a tutela da área dos transportes aéreos e do Grupo SATA.

Para além destes cargos, desempenhou ainda as funções de Presidente do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia (2008-2012), de Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (2008-2012) e, entre outras, de Presidente da Comissão Instaladora do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (2009).

Nos termos legais, o Presidente do Governo já comunicou à Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores esta alteração, tendo em vista o processo de audição parlamentar do engenheiro Paulo Menezes.

Sugerir correcção
Comentar