Lucros do fundo soberano chinês aumentam para 80.517 milhões de euros em 2014

Fundo CIC conseguiu mais 2000 milhões de dólares de resultados líquidos. Foi criado para diversificar o uso das reservas cambiais da China.

Foto
China é o primeiro exportador mundial Jason Lee/Reuters

O fundo soberano chinês, China Investment Corporation (CIC), obteve um lucro de 89.100 milhões de dólares (cerca de 80.517 milhões de euros) em 2014, elevando o valor dos seus activos para "mais de 740.000 milhões de dólares".

Os números traduzem um aumento de 2000 milhões de dólares face a 2013, mas o ritmo de crescimento das operações da CIC no estrangeiro baixou 0,19 pontos percentuais em relação à média dos últimos sete anos (5,66%), diz um relatório da CIC citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

A CIC foi criada em 2007, sob a direcção do actual ministro chinês das Finanças, Lou Jiwei, com um capital de 200.000 milhões de dólares, para diversificar o uso das reservas cambiais do país.

Primeiro exportador mundial e um dos países que mais atrai investimentos estrangeiros, a China possui as maiores reservas cambiais do planeta, estimadas no final de 2014 em 3,8 biliões de dólares, quase um terço dos quais investidos em títulos do Tesouro norte-americano.

Em Maio, o secretário de Estado português da Economia, Leonardo Mathias, encontrou-se em Pequim com responsáveis da CIC. "Eles conhecem muito bem a nossa realidade económica e os investimentos chineses já feitos em Portugal", disse na altura Leonardo Mathias.
A CIC "está a olhar para Portugal e considera o nosso país atractivo, com taxas de valorização muito interessantes", mas "prefere investir em parceria", disse o governante português. "Um montante significativo do seu capital é para investir nos mercados europeus e também em Portugal", afirmou ainda Leonardo Mathias, sem precisar a dimensão do referido montante.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários