Lucros da REN crescem 9,4% para 120,6 milhões de euros

Foto
Foto: Miguel Madeira

O resultado líquido da REN aumentou quase 10% em 2011, ajudado pelo crescimento dos resultados operacionais em 9,5%. Os resultados financeiros tiveram uma “deterioração significativa”.

No que respeita ao resultado líquido, o presidente da comissão executiva, Rui Cartaxo, referiu hoje em conferência de imprensa que “a melhoria dos resultados operacionais sobrepôs-se claramente à evolução negativa do resultado financeiro”.

Para o aumento do EBITDA, que chegou aos 472,5 milhões de euros, depois de crescer 9,5%, contribuiu a “melhoria do cash-flow operacional”, devido à expansão da base de activos regulados da empresa e também à “redução significativa” dos custos operacionais.

Uma parte desta redução prende-se com a aplicação das regras de redução salarial às empresas públicas, que deixa de ser aplicada em Abril, indicou o presidente da comissão executiva.

Já os resultados financeiros tiveram um comportamento negativo provocado pelo comportamento dos mercados na Europa e pelo downgrading do rating da REN, associado ao da República Portuguesa, lembrou Rui Cartaxo.

Sugerir correcção
Comentar