Lucros da Altri duplicam para os 52,2 milhões de euros

Empresa atingiu nível recorde de vendas e produção de pasta de papel em 2012.

Empresa liderada por Paulo Fernandes registou "melhor ano de sempre" em termos de vendas e produção Ricardo Jorge Carvalho

A Altri aumentou os lucros em 131%, para os 52,2 milhões de euros, em 2012, de acordo com um comunicado da empresa produtora de pasta de papel, enviado na quinta-feira.

Os resultados de 2012 levam a empresa a afirmar que este foi “o melhor ano de sempre em termos de produção e de vendas de pasta de papel”. Em 2011, a empresa registara 22,6 milhões de euros em lucros.

O valor das vendas da Altri aumentou 11,6% em 2012, atingindo os 542,8 milhões de euros. Para este aumento contribuiu o crescimento de 12% das exportações da empresa.

O EBITDA, ou seja, o resultado líquido da empresa sem impostos e amortizações, registou um crescimento de 27% face a 2011, aumentando para os 143 milhões de euros.

A empresa anunciou também um crescimento de 7% nos custos totais da empresa, que atingiram os 400 milhões de euros. No comunicado enviado na quinta-feira, a Altri justifica o crescimento nos custos com o “aumento exponencial dos custos da energia eléctrica” e com os custos associados ao aumento na produção.

O aumento de produção reflectiu-se no volume de produção de pasta de papel. Em 2012, a Altri registou um aumento de 7% na produção de pasta, em comparação com 2011. Ao todo, as três fábricas da empresa atingiram as 910 mil toneladas.

A única excepção de aumento de produção registou-se na fábrica de Caima. “A Celbi produziu cerca de 626 mil toneladas de pasta, mais 4%, a Celtejo cerca de 193 mil toneladas, mais 37% e a Caima cerca de 91 mil toneladas, menos 15%”, lê-se no comunicado.

No entanto, a empresa liderada por Paulo Fernandes justifica a quebra na produção: “O decréscimo de produção registado na Caima está relacionado com o projecto de conversão para pasta solúvel que está a decorrer nesta unidade”.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.