Lucro operacional da Altice aumentou 2,7% com ajuda da Meo

No segundo trimestre, resultados operacionais da empresa portuguesa aumentaram 22,5%.

Foto
Desempenho da Meo destacou-se no segundo trimestre. PÚBLICO/Arquivo

O lucro operacional ajustado da Altice NV, aumentou 2,7% no segundo trimestre, para 2,265 mil milhões de euros, destacando-se o bom desempenho em Portugal através da operadora Meo, cujos resultados operacionais cresceram 22,5%, para 279 milhões de euros.

Segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pelo grupo francês que detém a Meo, os resultados pró-forma mostram um "desempenho financeiro robusto" no segundo trimestre, apesar da "fragilidade temporária" em França, graças aos resultados recorde da Meo (Portugal) e da Suddenlink (Estados Unidos), bem como à evolução da Optimum (Estados Unidos), com valores acima do esperado.

O EBITDA (resultado operacional) da Altice International cresceu 14,8%, para 545 milhões de euros, e os resultados da Meo aumentaram 22,5%, para 279 milhões de euros.

Em contrapartida, o EBITDA da operadora móvel francesa SFR recuou 6,8% para 999 milhões de euros.

Em Portugal, a tendência de receitas melhorou, apesar do impacto da redução das taxas de terminação (-3% no segundo trimestre, face a -3,5% no primeiro trimestre de 2016 e -7,3% em 2015) e o crescimento da fibra acelerou, com a operadora a ganhar 16 mil novos clientes neste período, além de mais 14 mil clientes no segmento móvel pós-pago.

No segundo trimestre houve também mais 180 mil casas passadas com fibra óptica, totalizando actualmente 2,6 milhões de lares. O objectivo é chegar a 5,3 milhões de casas em 2020.

"A Meo revelou um forte crescimento dos resultados operacionais ajustados em termos homólogos graças às medidas de eficiência aplicadas inicialmente e a tendência de receitas deve melhorar no resto do ano", realçou o presidente executivo da Altice, Michel Combes, no comunicado.

Sugerir correcção
Comentar