Lucro do grupo Fosun quase duplica no primeiro semestre

Empresa dona da Fidelidade lucrou 506,9 milhões de euros até Junho.

Foto
A Fosun é liderada por Guo Guangchang Daniel Rocha

O consórcio chinês Fosun, proprietário em Portugal da companhia de seguros Fidelidade, anunciou um aumento de 97% dos lucros no primeiro semestre, face a 2014, impulsionado por um crescimento recorde do segmento das seguradoras.

A empresa com sede em Xangai lucrou 3617 milhões de yuan (506,9 milhões de euros) nos primeiros seis meses deste ano. Assumida como "estratégica para o crescimento" do grupo, a área dos seguros lucrou 1789 milhões de yuan (249,9 milhões de euros), um aumento de 89 milhões de euros, face a 2014, assinala o relatório semestral da empresa.

O documento revela que a compra da Luz Saúde (antiga Espírito Santo Saúde) por 460 milhões de euros, permitiu à Fosun "expandir a sua presença no sector da saúde". O grupo adquiriu nos últimos anos participações em companhias de seguros na China continental, Estados Unidos e Hong Kong, e investiu igualmente nos sectores da saúde, imobiliário, turismo e indústria farmacêutica.

No final do primeiro semestre deste ano, os seus activos no domínio dos seguros excediam 143.199 milhões de yuan (19.992 milhões de euros), representando quase metade (44,8%) do total do grupo, aponta o relatório.

A maior parte dos activos da Fosun está denominada em euros (45,2%) e dólares norte-americanos (34.8%), enquanto a moeda chinesa, o yuan, representa apenas 10% do total.

"A diversificação dos investimentos em diferentes moedas permitiu ganhar resistência ao impacto da volatilidade do mercado de câmbios", lê-se no documento. Em 2014, as acções da Fosun na bolsa de Hong Kong valorizaram-se 41%, mas, desde Junho, já perderam um terço do valor, face ao pico atingido em Maio, acompanhando as acentuadas quedas nas praças financeiras chinesas.

Este ano, o grupo acrescentou à sua carteira o Cirque du Soleil e concluiu a compra do emblemático Club Méditerranée, confirmando a aposta no sector lazer e estilo de vida, que corresponde já a 17% do total de activos.

Fundado em Xangai, no início da década de 1990, a Fosun é considerada um dos consórcios privados chineses mais activos além-fronteiras.

O seu presidente, Guo Guangchang – conhecido como "o Warren Buffet da China" – é licenciado em Filosofia e mestre em Gestão, e conta com uma fortuna estimada pela Forbes em 9300 milhões de dólares.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários