Lucro da Sonae Sierra sobre 7% para 12,6 milhões de euros

A empresa do grupo Sonae especializada no desenvolvimento e gestão de centros comerciais diz que que as vendas dos lojistas em Portugal cresceram 4,6%.

Foto
Dona do Colombo cresceu 2,8% em Portugal. Pedro Maia/Arquivo

Os resultados líquidos da Sonae Sierra subiram 7% nos três primeiros meses do ano, para 12,6 milhões de euros, anunciou a empresa que gere centros comerciais na Europa, África, América do Sul e Ásia. O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) fixou-se em 26,3 milhões de euros, o que traduz um aumento de 3% face a 2013.

O resultado directo dos primeiros três meses do ano melhorou 24%, para 14,5 milhões de euros, “apesar do impacto negativo das vendas de activos realizadas em 2014 (o Le Terrazze, em Itália, e o La Farga, em Espanha)". Numa base comparável, o crescimento do resultado directo é de 29%, precisou a Sonae Sierra em comunicado.

A empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira destaca que “o crescimento orgânico dos resultados directos deve-se sobretudo ao aumento das rendas dos centros comerciais na Europa e Brasil", na sequência da "recuperação económica que se tem vindo a assistir no mercado europeu e do aumento da taxa de ocupação dos mais recentes centros no Brasil”. A taxa de ocupação global do portefólio de activos geridos pela Sonae Sierra foi de 95,8%, acima dos 94,6% registados no período homólogo.

Segundo a empresa, as vendas dos lojistas na Europa subiram 4% nos primeiros três meses de 2015, “destacando-se o crescimento de 4,6% em Portugal e de 6,3% em Itália”. Também o Brasil continua a registar uma “performance positiva, com uma subida de 9,6% (em reais) face ao mesmo período de 2014”.

A empresa destaca ainda “a contínua expansão internacional” através do reforço da actividade de prestação de serviços (em que apresenta como exemplo o mercado alemão) e da assinatura de novos contratos de gestão, comercialização e desenvolvimento de centros comerciais de outras empresas. Recorda também que prossegue uma estratégia de valorização de activos, de que é exemplo o investimento de oito milhões de euros na renovação do Centro Vasco da Gama (em Lisboa).

A Sonae Sierra detém 46 centros comerciais (em mais de uma dezena de países) com uma área bruta locável de 1,9 milhões de metros quadrados e um valor de mercado de seis mil milhões de euros. A empresa é responsável pela gestão e/ou comercialização de 87 centros comerciais.

Sugerir correcção
Comentar