Lucro da Sonae Sierra atingiu 96,3 milhões, 27 vezes mais do que em 2013

Vendas dos lojistas subiram 5,5% em Portugal.

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Vendas nos centros comerciais europeus cresceram 3,3% Miguel Dantas/arquivo

O lucro da Sonae Sierra, empresa gestora de centros comerciais do grupo Sonae (dono do PÚBLICO) , teve no ano passado um lucro de 96,3 milhões de euros, praticamente 27 vezes mais do que os 3,6 milhões registados no ano anterior.

A empresa explicou o lucro obtido com a contribuição do resultado directo na ordem dos 52,7 milhões de euros e do resultado indirecto de 43,6 milhões de euros.

No documento, a Sonae Sierra explica que o resultado directo caiu 9% face a 2013, "influenciado pelo impacto das vendas ocorridas na Europa no final de 2013, pelo efeito negativo da variação cambial do Real" e "pelo reforço da estrutura corporativa para fazer face ao crescimento nas novas geografias". Contudo, avança, que numa base comparável e excluindo o efeito desfavorável da taxa de câmbio média do Real, o resultado directo aumentou 5,6%, devido à resiliência e qualidade do portefólio de activos e da capacidade de gestão da empresa.

Já o resultado indirecto aumentou face ao ano anterior com a recuperação dos mercados europeus, reflectida na compressão das taxas de capitalização, a melhoria do desempenho operacional dos activos, quer na Europa quer no Brasil, o impacto positivo da venda de 40% do Le Terrazze em Itália, a venda de um terreno junto ao Alexa na Alemanha e o reforço de posição no AlbufeiraShopping e no C.C. Continente de Portimão, em Portugal.

A empresa adianta que as vendas dos lojistas do portefólio europeu subiram 3,3% no ano passado, numa base comparável com 2013, e destaca o aumento de 5,5% em Portugal e de 4,5% em Itália.

O Brasil continuou a registar um desempenho positivo, subindo as vendas dos lojistas 8,4%, igualmente numa base comparável em termos homólogos.

No total, o portefólio global gerido pela Sonae Sierra recebeu mais de 440 milhões de visitas em 2014.

O EBITDA (lucros brutos) caiu 5% para 107,8 milhões de euros e o resultado operacional também registou uma queda de 5% para 106,1 milhões de euros.

A Sonae Sierra "continua a beneficiar de um fácil acesso a financiamento no mercado financeiro e de capitais", diz a empresa, tendo o custo médio da dívida da Sonae Sierra sido de cinco pontos percentuais inferior a 2013, encontrando-se actualmente em 3,8%. Excluindo o Brasil, o custo médio da dívida é de 3,2%, permanecendo comparável com os seus concorrentes europeus.

A Sonae Sierra destacou o início da construção na Roménia do ParkLake, projecto que representa um investimento de 180 milhões de euros e cuja inauguração está prevista para 2016 e o acordo assinado entre com a McArthurGlen para o desenvolvimento de um "designer outlet" em Málaga, no sul de Espanha, que representa um investimento de 115 milhões de euros.

 

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